Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, candidata à Secretaria Regional em Pernambuco

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, candidata à Secretaria Regional em Pernambuco:

A proposta consiste na criação de novas atividades, junto à continuidade das atividades iniciadas na atual gestão1, a exemplo do Projeto Memória da SBPC em Pernambuco.

  • A Regional de Pernambuco inicia ainda informalmente o Projeto Memória da SBPC com a escrita do livro a ser publicado no fim da gestão 2021-2023. Para consolidar o Projeto Memória da SBPC, é necessário:
    • Criar Grupo de Trabalho;
    • Organizar o acervo da SBPC-PE;
    • Disponibilizar o acervo no site da SBPC-PE, mídia social que será entregue ao fim da gestão 2021-2023;
    • Visibilizar a SBPC ao realizar lançamento itinerante do livro nas universidades e centros universitários que nos acolham, em todo o Estado de Pernambuco;
    • Buscar recursos em editais de fomento, Bolsas de pesquisa e extensão, Programas de incentivo à pesquisa e a extensão em universidades, Subsídios governamentais, Parcerias público-privadas, Programas de intercâmbio científico, Prêmios científicos.
  • Aprimorar relação com a Secretaria de Educação, especialmente por meio do Programa SBPC vai à escola e desenvolver um diálogo mais fluido com a sociedade, realizando eventos nos quais a educação, ciência e tecnologia possam ser capilarizados à toda a sociedade numa intersecção de gênero, raça, classe social, geração, nível de escolaridade, entre Intensificar as ações do SBPC Jovem.
    • Fomentar o diálogo com a Cátedra Paulo Freire, na qual temos representação;
    • Criar Grupo de Trabalho sobre o tema Educação Básica;
  • Expandir na Regional ações em diálogo com o programa Ciência e Mulher da SBPC:
    • Através das ações com o Programa “Futuras Cientistas”, uma iniciativa de equidade de gênero e de empoderamento das meninas e mulheres na ciência, tecnologia e Inovação com inclusão social;
    • No âmbito do Programa Compartilhando Saberes com a Secretaria da Mulher – Prefeitura do Recife, fortalecendo o debate sobre intersecção de raça, gênero, classe social, geração, território entre outros;
    • Na organização e realização do III Seminário em Carreiras Universitárias e Espaços de Poder, o II Seminário foi realizado em Evento construído
      em diálogo com dois programas da SBPC: Mulheres e Meninas na Ciência  e SBPC vai à Escola;
    • Na interlocução, problematização e implementações de ações propostas no II Seminário, abaixo incluída nesse documento;
    • Por meio de atividades nos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres;

3.6. Na formação de Grupo de Trabalho e busca de recursos econômicos  para a realização do evento.

  • Cooperação interinstitucionalagenda colaborativa de CT&I em PE, com instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Municípios e do Estado, no sentido de estreitar os diálogos e realização de atividades conjuntas a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, já realizamos desde 2021 ações conjuntas com SDECTI-PCR e com o Espaço Ciência, a exemplo da inserção da SBPC na 28ª Ciência Jovem, 2022 e na MARCHA PELA CIÊNCIA, realizada em 13 de maio de

4.1 Continuar a inciativa de realização da Semana de CT&I (2021) com a SDECTI-PCR, evento que contou com o apoio dos Canais YouTube: Pró- Reitoria de Extensão – UFRPE, NEI-UFRPE, Secretaria da Mulher do Recife- PCR, Ciência Popular e @spiarevista – UFPE.

  • Manter e fomentar o Diálogo com as outras regionais, inclusive com ações conjuntas, a exemplo da realização do painel Saúde e Ciência na Marcha da Ciência em 13/05/2022 (Pará, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais).
  • Contribuir com os debates nacionais organizados pela SBPC, a exemplo do Bicentenário da Independência e da parceria com a Associação Nacional de História, Seção Regional –

Enquanto Secretária Regional da SBPC em Pernambuco, envolver-se em todas as demandas de C,T&I, mantendo o diálogo com diferentes sujeitos sociais e articular os sócios e sócias nas respostas às questões sociais urgentes em momentos de crise. Esse trabalho necessita de alinhamento aos posicionamentos da Diretoria no que se refere ao envolvimento com áreas prioritárias para o Brasil, entre elas: ciência, tecnologia, inovação, educação, cultura, saúde, meio ambiente, e inclusão social valores que a SBPC defende e apoia desde a sua fundação.

Agradecimentos a todos e todas que contribuíram e contribuirão concretizar este projeto, transformando o sonho em realidade.

1 Anexo 1: Atividades desenvolvidas de agosto de 2021 a junho de 2023