Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Rute Maria Gonçalves de Andrade, candidata à Secretaria Regional no Piauí

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Rute Maria Gonçalves de Andrade, candidata à Secretaria Regional no Piauí:

Prezados Sócios da SBPC do Piauí

Após cerca de um ano e meio de trabalho a muitas mãos, conseguimos estabelecer, por meio de um delicado trabalho de busca ativa por antigos e novos sócios, uma Representação Regional da SBPC no Piauí, visando a concretizar o resgate da Secretaria Regional da SBPC no Piauí.

Com apoio da comunidade acadêmica da UFPI, UESPI, IFPI e FIOCRUZ PI conseguimos um resultado bastante satisfatório, o qual pretendemos ampliar na futura gestão para aumentar o número de sócios para a SBPC no Piauí.

Incentivados e apoiados pela SBPC e, localmente pela FAPEPI e instituições supracitadas, realizamos dois importantes eventos com vistas a divulgar a Ciência no e do Piauí para a comunidade acadêmica e para a população não acadêmica – no dia 8 de novembro de 2022, o

seminário A SBPC e a Ciência no Piauí , e de 13 a 15 de março do corrente ano, a Reunião Regional da SBPC no Piauí.

E agora, neste momento de eleições na SBPC, apresentamos a vocês alguns pontos que desejamos desenvolver enquanto futuras representantes da SBPC no Piauí de modo a contribuir com a

melhoria da qualidade de vida no estado por meio da visão de que políticas públicas são construídas democraticamente junto à população, com base nas evidências e, as evidências incluem o conhecimento científico:

  • Ampliar a presença da SBPC e da ciência no estado partir de ações de Divulgação da Ciência, as quais serão realizadas por meio de programação de atividades presenciais e online, composição de conteúdos para as redes sociais, confecção de newsletter com as principais notícias sobre ciência, educação e cultura do estado e fora
  • Interagir com as instituições de ensino e pesquisa do estado e movimentos sociais para somar na construção de soluções dos problemas relacionados à qualidade de vida da população.
  • Atuar na divulgação da ciência contida nos grandes temas caros ao país como a crise climática e as interseccionalidades de suas consequências.

Contamos com seu voto e sua participação na construção de nossa gestão!

Rute Maria Gonçalves de Andrade e Olívia Cristina Perez

Jornal da Ciência