Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Lucymara Fassarella Agnez Lima, candidata à Secretaria Regional do Rio Grande do Norte

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Lucymara Fassarella Agnez Lima, candidata à Secretaria Regional do Rio Grande do Norte:

É com imensa satisfação e comprometimento que apresentamos nossa candidatura à Secretaria da SBPC – Regional RN. A seguir apresento a proposta de nosso plano de trabalho para fortalecer e ampliar o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em nossa região.

  1. Fomento à pesquisa e inovação:
  • Estimular parcerias estratégicas com instituições de ensino e pesquisa para facilitar a colaboração científica, promover a troca de conhecimentos e fortalecer as redes de pesquisa em nossa região.
  • Atuar em conjunto com órgãos governamentais e empresas privadas para buscar financiamento adequado e recursos para pesquisas científicas, apoiando projetos de impacto e incentivando a inovação tecnológica.
  1. Fortalecimento do ecossistema científico:
  • Promover eventos científicos regionais que abordem temas de relevância e interesse para a comunidade científica, estimulando a participação de pesquisadores de diversas áreas e fomentando a interdisciplinaridade.
  • Induzir programas de capacitação e workshops para jovens pesquisadores, visando o desenvolvimento de habilidades científicas e aprimoramento de suas carreiras.
  1. Divulgação científica e popularização da ciência:
  • Incentivar a realização de atividades de divulgação científica, como feiras, exposições e palestras, com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade em geral e despertar o interesse pela ciência desde as fases iniciais da educação.
  • Utilizar veículos de comunicação, redes sociais e plataformas online para promover a divulgação de descobertas científicas, compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas do público em geral.
  1. Apoio aos jovens pesquisadores e estudantes:
  • Propor programas de mentoria, bolsas de estudo e estágios para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em ingressar na carreira científica, incentivando sua participação ativa em projetos de pesquisa e desenvolvimento.
  • Participar das discussões visando inclusão e diversidade na ciência, buscando iniciativas que apoiem pesquisadores de grupos minoritários e garantindo oportunidades igualitárias de crescimento e reconhecimento.
  1. Integração regional e internacional:
  • Estimular parcerias com sociedades científicas de outros países, promovendo intercâmbios e colaborações internacionais que enriqueçam nossa produção científica e ampliem o alcance de nossas pesquisas.
  • Participar da organização de conferências e simpósios regionais que reúnam pesquisadores nacionais e internacionais, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimentos avançados.

 

Jornal da Ciência