Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Ivone Lopes Lima, candidata à Secretaria Regional no Maranhão

A SBPC deu início em 29 de maio ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Ivone Lopes Lima, candidata à Secretaria Regional no Maranhão:

Aumento no número de sócios

quitação de suas anuidades. Hoje a Secretaria conta com 80 sócios aproximadamente.

Ações no campo politico

No campo político realizaremos seminários, reuniões, simpósio, participação de rodas de conversas e mesas redondas no sentido de mostrar a população esclarecimentos das nossas ações de acordo com que já tem sido discutido pela Diretoria e Conselho da SBPC. Manifestação conjunta com a Academia Maranhense de Ciência e outras entidades locais contra os ataques que poderão ser realizados ao CNPq, CAPES, INEP, FAPEMA, SECTI – MA visando a defesa e a soberania do ensino e da pesquisa  científica nacional  do Estado. Luta pela recomposição orçamentária da FAPEMA e por novos editais de fomento a pesquisa, que envolva a SNCT2023 que tem como tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Divulgação Científica

Amplo programa de Divulgação Cientista em nosso Estado por meio da SNCT2023-2024, realização dos projetos “Ciência Móvel”, “O Cientista tem que ir onde o Povo está”, “Maranhão, olhe para o Céu”, “Dia das Crianças com Ciência”, “Ciência em Escolas (SBPC vai à Escola)”, fomento a realização de Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em municípios no estado do Maranhão, observação do Eclipse Solar de 14 de outubro de 2023, entre outras atividades.

Ampla divulgação do Eclipse Solar do Nordeste que ocorrerá em 14 de outubro de 2023. Preparação para observação juntamente com as Secretarias Regionais do NO e NE da SBPC e com a diretoria nacional da SBPC

Conclusões

Todas as ações serão realizadas por entidades parceiras: UFMA, UEMA, IFMA, APRUMA, Prefeituras Municipais, Governo do Estado, SECTI e outras, que poderão ser somadas.

Jornal da Ciência