Eleições 2023 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Candidatos aos cargos da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da SBPC publicam suas propostas de trabalho no Jornal da Ciência. Hoje divulgamos a proposta de Marcos Pimenta, candidato à área C do Conselho

A SBPC deu início na segunda-feira (29) ao processo de votação das Eleições 2023 para os cargos da Diretoria (biênio 2023-2025), parte do Conselho (quadriênio 2023-2027) e das Secretarias Regionais (biênio 2023-2025).

Como em eleições anteriores, os podem enviar um texto resumido (de até 5.000 caracteres) com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas ficarão disponíveis aos sócios na página das eleições: http://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2023/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos serão divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2023@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Marcos A. Pimenta, candidato à Área C do Conselho:

Meu plano de trabalho caso seja eleito terá como prioridade representar a comunidade científica dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Distrito Federal no Conselho da SBPC, ouvindo da comunidade propostas e questões a serem resolvidas e as levando para o Conselho. Outra prioridade é fazer o caminho inverso, de modo que ações da SBPC possam ser introduzidas e capilarizadas nas diferentes regiões desses estados, que têm um número enorme de cientistas e professores de ciências. Em especial, podemos citar as ações de popularização e divulgação da ciência que devem ser estimuladas de forma a aumentar o número de jovens interessados em fazer e ensinar ciências. Como conselheiro da SBPC, poderei levar minha experiência na Sociedade Brasileira de Física (SBF), onde fui por 10 anos membro de seu conselho, e seu presidente de 2017 a 2019. Na SBF, pude lidar com os diferentes tipos de tarefas das sociedades científicas, começando por suas ações políticas em diferentes níveis, passando por suas publicações, chegando a atividades para a disseminação da ciência na sociedade. Poderei também no conselho da SBPC contribuir com minha experiência nas áreas de nanotecnologia e interação da academia com as empresas, que obtive durante o tempo em que fui o coordenador do CTNano (Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno) da UFMG.

Jornal da Ciência