Em agosto, CNPq é o destaque no calendário 2021-2022 da SBPC

A agência tem como objetivo apoiar a pesquisa científica no País por meio de bolsas e de fomento a projetos de pesquisa

agostoO calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, destaca o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em agosto. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

A lei que criou o CNPq foi sancionada no dia 15 de janeiro de 1951. Ele foi criado por um movimento que reuniu cientistas, militares e industriais desenvolvimentistas, no contexto do final de II Guerra Mundial, no qual a energia nuclear estava em pauta. Seu primeiro presidente foi o Almirante Álvaro Alberto. O CNPq é a agência, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, que tem como objetivo apoiar a pesquisa científica no País por meio de bolsas e de fomento a projetos de pesquisa. Tem sido de grande importância na formação de pesquisadores e nas políticas públicas em ciência e tecnologia. Financia pesquisadores de todos os níveis, desde alunos de iniciação científica até os mais experientes e qualificados.

O CNPq coordena programas de grande escala, como o dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR. Concede prêmios importantes, como o Prêmio José Reis para a divulgação científica e, juntamente com outras instituições, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto. Nos últimos anos seus recursos têm sido fortemente reduzidos, prejudicando seu funcionamento, e a comunidade científica brasileira tem se empenhado para a reversão desse quadro.

Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência