Ensino Superior, sustentabilidade e inclusão são temas das discussões desta terça-feira na Reunião Regional do Piauí

Com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube, programação desta terça-feira (14) contará com a participação de Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da UFBA e da UFSB, e do físico e vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo. Evento em homenagem ao bicentenário da Batalha do Jenipapo segue até quarta-feira, 15 de março. Participe!

whatsapp-image-2023-01-31-at-10-52-39A programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí continua nesta terça-feira, 14, com debates sobre Ensino Superior, inclusão social, superação da pobreza, políticas para o avanço científico e tecnológico e sustentabilidade. Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, o evento acontece de forma aberta e gratuito a todos, nos dias 13 e 14 de março no campus da UFPI, em Teresina, e no dia 15 em Campo Maior. As atividades também serão transmitidas pelo canal oficial da SBPC no Youtube. Confira a programação e participe!

Abrindo a programação do dia, Naomar de Almeida Filho, ex-reitor das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e do Sul da Bahia (UFSB), falará sobre os desafios do ensino superior e da pós-graduação, às 9h, na Universidade Federal do Piauí. A sessão será apresentada pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

Professor titular da Cátedra Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), Almeida Filho discutirá as peculiaridades do Ensino Superior no Brasil. Segundo ele, o Brasil foi o último país da América Latina a criar universidades e isso resultou em um modelo de ensino superior que não há correspondência no mundo. “Existe um abismo entre a pós-graduação e a graduação. Por isso, vou tentar examinar os motivos dessa distância, que não existe em outros países. Não há articulação entre os sistemas como, por exemplo, os componentes curriculares, que são matérias que com muita facilidade são compartilhadas nesses níveis e que aqui no Brasil isso é praticamente impossível”, diz.

Ainda nesta terça-feira, a programação terá mesas-redondas que debaterão Políticas públicas para a inovação tecnológica no Brasil e “Qual inclusão social queremos? que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQUIA+, entre outros?”, ambas às 11h. À tarde, às 14h30, acontecem as discussões “O papel do Piauí no desenvolvimento e expansão das tecnologias que geram ou utilizam fontes renováveis de energia” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.

Fechando a programação científica desta terça-feira, às 17h o físico Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, irá proferir uma conferência sobre “A construção de uma sociedade sustentável”. A sessão será apresentada por Samuel Goldenberg, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no Youtube.

“Nós observamos a destruição de ecossistemas no Brasil e no restante do mundo. Observamos que as desigualdades socioeconômicas são fruto do atual modelo de desenvolvimento e que, obviamente, não é viável. Por isso, vamos discutir como é possível construir uma sociedade minimamente sustentável, não só do ponto de vista econômico, ambiental e climático, mas, principalmente, social, durante a Reunião Regional da SBPC no Piauí”, conta o cientista.

Na programação cultural, as exposições de artes visuais, fotografias e literatura e a de bancas de artesanato, da Feira Artística e Cultural “Piauí: Território promissor, ancestral de cultura e artes”, continuam no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto (CCE). E, encerrando as atividades da Reunião Regional na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, duas apresentações musicais serão apresentadas a partir das 18h30, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT): primeiro, o cantor Lucas Coimbra e, logo depois, um show como o Corpo Técnico de Música da UFPI.

A programação da Reunião Regional segue na quarta-feira, 15, para a cidade de Campo Maior, onde será realizada a sessão especial “Duzentos anos após a batalha do Jenipapo: Qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos?”, às 14h30. A discussão será aberta com a apresentação cultural do Reisado Mirim de Boa Hora, às 14h.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Confira a programação completa no site do evento.

Jornal da Ciência