Entidades divulgam manifesto em defesa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A ABC, a ACFB, a ANM e a SBPC “em respeito ao seu compromisso inabalável com o engrandecimento e defesa das ciências, repudiam veementemente as ameaças aos servidores e diretores da Anvisa e reforçam seu total apoio e solidariedade a essa renomada autarquia”

Manifesto em defesa da ANVISA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), criada em 1999, tem como finalidade a promoção e proteção à saúde dos brasileiros por meio do controle sanitário da produção, comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Incluem-se ainda controle de ambientes, processos, insumos e tecnologias associadas, bem como de portos, aeroportos e fronteiras.

Desde sua criação a ANVISA tem atuado com transparência nas suas avaliações técnicas, sempre se baseando em dados científicos e de boas práticas, numa clara demonstração do seu compromisso com a saúde dos brasileiros.

A excelência do seu corpo técnico, que exerce suas funções com profunda dedicação e profissionalismo, coloca a ANVISA entre as agências regulatórias mais respeitadas do mundo.

Sua atuação isenta e transparente engrandece nosso país.

A Academia Brasileira de Ciências, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, a Academia Nacional de Medicina e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em respeito ao seu compromisso inabalável com o engrandecimento e defesa das ciências, repudiam veementemente as ameaças aos servidores e diretores da ANVISA e reforçam seu total apoio e solidariedade a essa renomada autarquia.

Por fim, parabenizam os servidores e diretores desta agência pela sua coragem e relevante trabalho em benefício da saúde de todos os brasileiros.

Rio de Janeiro e São Paulo, 20 de dezembro de 2021

Luiz Davidovich,

Presidente Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Michel Kfouri Filho,

Presidente Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB)

Rubens Belfort Mattos Jr,

Presidente Academia Nacional de Medicina (ANM)

Renato Janine Ribeiro,

Presidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Veja o texto em PDF.

Jornal da Ciência