Tags:

66ª Reunião Anual da SBPC promove sessão simbólica para Darcy Fontoura

O geneticista, biofísico e amante da ciência, Darcy Fontoura de Almeida, falecido em março deste ano, recebeu homenagem especial na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada nesta semana, dos dias 22 a 27, em Rio Branco, Acre. Sob o título “Homenagem ao professor Darcy Fontoura de Almeida”, a sessão especial que reuniu amigos do “amante da ciência”, discorreu sobre a trajetória do biofísico.
Amigos de Darcy se reuniram para discorrer sobre a trajetória do amante da ciência 
O geneticista, biofísico e amante da ciência, Darcy Fontoura de Almeida, falecido em março deste ano, recebeu homenagem especial na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada nesta semana, dos dias 22 a 27, em Rio Branco, Acre.  
Sob o título “Homenagem  ao professor Darcy Fontoura de Almeida”, a sessão especial que reuniu amigos do “amante da ciência”, discorreu sobre a trajetória do biofísico.
Sob a coordenação do físico Ennio Candotti, vice-presidente da SBPC, o encontro contou com a participação do antropólogo Otávio Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do físico Alberto Passos Guimarães, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e presidente do Instituto Ciência Hoje, que se reuniram na tarde de quinta-feira, 24, na sala dos Mestrados da Universidade Federal do Acre, onde se realiza o evento científico.
Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, também participou do encontro dos amigos de Darcy. Discípula de Darcy na área científica, Ana Tereza emocionou os colegas resgatando de sua memória a convivência, o respeito e carinho por Darcy. Vale destacar que algumas áreas do LNCC foram desenvolvidas por Darcy.
 
“Foi uma reunião de amigos, de colegas e de pessoas que conviveram muito proximamente; eu diria que conviveram muito intimamente com Darcy. Todos eram amigos de Darcy, companheiros de trabalho”, relata o jornalista José Monserrat Filho, ao avaliar o encontro simbólico. Monserrat em 1995 participou do desenvolvimento do Jornal da Ciência , juntamente com Darcy, Candotti e Passos Guimarães.
O encontro foi emocionante e arrancou lágrimas de participantes. “As pessoas começaram a lembrar das coisas e terminou sendo um painel sobre as memórias mais vivas da vida de Darcy.”
Antes do encontro simbólico dos amigos de Darcy, o amante da ciência foi homenageado  na  abertura solene da 66ª Reunião Anual da SBPC na última terça-feira, 22, no auditório principal da Ufac. Na ocasião, a presidente da SBPC, Helena Nader, entregou uma placa de homenagem a Darcy, ao físico Passos Guimarães, no lugar da esposa do “amante da ciência” que não pode comparecer ao evento.
Informações sobre o falecimento do cientista: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=91930
(Viviane Monteiro/ Jornal da Ciência)