Tags:

Abertura da SBPC Educação em Palhoça debate tecnologias na educação e direitos humanos

A SBPC Educação, que integra a Reunião Regional em Palhoça, começou na noite desta quinta-feira, 6 de outubro, com a mesa redonda “Mídias e Tecnologias: a educação e os direitos humanos”.

A atividade realizada juntamente à Reunião Regional da SBPC em Palhoça reúne professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura para participarem de palestras e oficinas

A SBPC Educação, que integra a Reunião Regional em Palhoça, começou na noite desta quinta-feira, 6 de outubro, com a mesa redonda “Mídias e Tecnologias: a educação e os direitos humanos”. Mais de 300 pessoas, entre professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura,  participaram da cerimônia de abertura da atividade, que teve como objetivo discutir e divulgar as práticas pedagógicas com uso das mídias e tecnologias no contexto dos direitos humanos.

O evento foi realizado na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e contou com a participação da professora Solange Maria Gallo, do programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, o professor do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rodrigo Mioto dos Santos, e o presidente do Comitê para Democratização da Informática (CDI) do Estado de Santa Catarina, Heitor Blum Thiago.

A professora da Unisul, Solange Maria Gallo, falou sobre o processo de legitimação dos discursos na internet. Segundo ela, um fenômeno que é potencializado pelo apoio dos seguidores nas mídias sociais, como Facebook, Twitter, YouTube. “O que vale é a adesão de muitos para legitimar um discurso”, observou.

Para Rodrigo Mioto dos Santos, este processo de adesão, de fato, perpetua tais discursos e chama para a necessidade de se discutir os limites da internet. É uma zona ainda muito cinza, de acordo com ele, onde sensação de anonimato e, ao mesmo tempo, de controle do enfrentamento, torna a internet um ambiente favorável para a proliferação do discurso do ódio. “Hoje, tudo o que uma pessoa publica, encontra alguém que apoie”, disse.

Já o presidente do CDI ressaltou a importância de os professores orientarem os estudantes para aproveitarem o potencial dessas tecnologias para a produção de conhecimento. “O jovem entende que o conhecimento está disponível. Ele precisa de um gestor, de alguém que os oriente”, disse. Thiago falou que um dos projetos propostos pelo CDI é utilizar a curiosidade e o interesse dos estudantes pelos smartphones para criar aulas sobre desenvolvimento de aplicativos para celulares. “Temos que fazer com o aluno sinta o desafio de buscar o conhecimento”, disse.

Programação

As atividades da SBPC Educação continuam nesta sexta-feira, 7 de outubro, com o “V Workshop Mídias e Tecnologia na Educação Básica”. A programação traz nove oficinas que abordam assuntos como energias renováveis, cyberbullying, a presença do negro na mídia, a produção de desigualdades, direitos humanos e o uso de tecnologias como ferramentas para ensino e desenvolvimento sustentável.

As oficinas se desenvolvem na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), unidade Pedra Branca, como parte da programação da Reunião Regional da SBPC em Palhoça.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência