Tags:

IX Fórum de CT&I do Cerrado e II Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência – 2015

Nos dias 02 e 03 de dezembro, as questões de sustentabilidade e do conhecimento científico foram objetos de desdobramento na fala de pesquisadores doutores de diversas instituições de ensino superior, para um público atento e que lotou o auditório da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), em Aparecida de Goiânia.
Sustentabilidade propositiva, interiorização da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, além da premiação dos ganhadores do II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2015 marcaram o XI Fórum de CT&I do Cerrado
Nos dias 02 e 03 de dezembro, as questões de sustentabilidade e do conhecimento científico foram objetos de desdobramento na fala de pesquisadores doutores de diversas instituições de ensino superior, para um público atento e que lotou o auditório da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), em Aparecida de Goiânia.
O teor propositivo, concebido por Márcia Cristina Hizim Pelá, autora do projeto “IX Fórum de CT&I do Cerrado” foi o eixo central e esteve presente na fala de todos, desde sua abertura feita por Romão da Cunha, secretário adjunto da SBPC/GO e de Iara Barreto, coordenadora da FANAP e anfitriã do evento. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO), o encontro recebeu o apoio da FANAP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) / Governo de Goiás.
Interiorização da CT&I em Goiás
Um momento de grande importância histórica para CT&I em Goiás foi a assinatura do convênio entre o Instituto Federal Goiano (IFG) – Rio Verde, a Prefeitura Municipal de Rio Verde e a FAPEG.
Alinhavado pela SBPC/GO o convênio, na ordem de R$ 6 milhões de reais aplicados em 2 anos, possibilitará a cooperação para o desenvolvimento de projetos de pesquisas em inovações tecnológicas na agricultura e agricultura familiar, de interesse do Munícipio de Rio Verde e com relevância estratégica para o desenvolvimento do Estado de Goiás.
Para o secretário da SBPC/GO, Reginaldo Nassar Ferreira, a proposta é para que os municípios que abrigam instituições de ensino superior apliquem em pesquisas, e que a Fapeg, por exemplo, destine contrapartidas para projetos e pesquisas que visem promover o desenvolvimento regional. A expectativa é que, por meio de ações e parcerias entre comunidade cientifica, governos municipais, estadual e federal sejam destinadas bolsas de fixação de pesquisadores experientes, além de iniciação científica, em número maior.
II Prêmio SBPC/GO de popularização da ciência – 2015
A alegria e a emoção se fizeram presentes no encerramento do IX Fórum de CT&I do Cerrado, durante a Solenidade de Entrega dos certificados e prêmios para os participantes e orientadores selecionados no II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2015.
 Foram certificados 24 trabalhos que comporão a edição do livro: Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – Edição 2015, com previsão de lançamento para os primeiros meses de 2016, na forma impressa e através de download pela internet. Os primeiros colocados nas seis áreas de conhecimento, propostas no edital do certame, receberam um tablet como prêmio de incentivo à produção científica.
 Os trabalhos foram dirigidos por Nusa Silveira, coordenadora geral do Prêmio SBPC/GO, e Rosália Jesuino, coordenadora do Projeto Socializar.