Tags:

SBPC e Edusp lançam a coleção “Humanistas e Cientistas do Brasil”

A SBPC e a Edusp realizam nesta segunda-feira, dia 11 de abril, o lançamento dos três volumes da coleção “Humanistas e Cientistas do Brasil”, projeto que teve como coordenador o geneticista e professor Luiz Edmundo de Magalhães.
O evento, promovido pela SBPC e a Edusp, acontece nesta segunda-feira (11), no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo
A SBPC e a Edusp realizam nesta segunda-feira, dia 11 de abril, o lançamento dos três volumes da coleção “Humanistas e Cientistas do Brasil”, projeto que teve como coordenador o geneticista e professor Luiz Edmundo de Magalhães.
A coleção é resultado de um projeto que foi idealizado por Magalhães e apresentado à SBPC em 2007, durante a segunda gestão do professor Ennio Candotti como presidente da instituição. O objetivo era reunir as biografias de renomados cientistas brasileiros das áreas de ciências humanas, ciências exatas e ciências da vida. 
Em 2010, uma comissão organizadora foi formada e o projeto, então, começou a ganhar vida. Nessa época, a secretária geral da SBPC era a bióloga Rute Maria Gonçalves de Andrade, que acompanhou todo o desenvolvimento da coleção, uma experiência que ela considera muito gratificante. “Aprendi muito sobre os cientistas da ciência brasileira”, comenta a pesquisadora que, durante meses, foi frequentadora assídua da casa do professor Magalhães, lendo e discutindo as biografias que chegavam.
Segundo Andrade, a coletânea ressalta a importância dos pesquisadores que fazem a Ciência do Brasil, e deve ser uma inspiração para as próximas gerações de cientistas. “É um projeto de suma importância, pois mostra que no Brasil existem pessoas que foram significativas para a ciência nacional, e até em nível mundial. É importante mostrar para os cientistas jovens que temos muitos exemplos que podemos seguir aqui no País”, comenta. 
Luiz Edmundo de Magalhães foi diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP, entre 1985 e 1988, reitor da UFSCar de 1975 a 1979, e Doutor Honoris Causa desta instituição. Especialista em Genética Animal e Genética de Populações, foi o responsável pela produção do primeiro camundongo transgênico no Brasil. Nos últimos anos, dedicou-se a trabalhos sobre ética animal. Magalhães foi ainda conselheiro e secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de 1969 a 1991.
Os originais da coleção “Humanistas e Cientistas do Brasil”, que ele organizou, foi entregue à atual presidente da SBPC, Helena Nader, dias antes dele falecer, no hospital. “Estou muito emocionada com este trabalho que traz a história da nossa ciência, além de estar muito agradecida pelo empenho do professor Magalhães”, comenta Nader.
Magalhães faleceu no dia 23 de maio de 2012, mas o projeto foi levado adiante com o apoio de sua esposa, a professora e ambientalista Nícia Wendel de Magalhães, e seus seis filhos. Na apresentação da coleção, ele escreveu que o projeto, realizado pela SBPC, tem por objetivo “homenagear intelectuais que deixaram suas marcas na evolução do conhecimento e colaboraram de forma significativa para o nosso progresso, nos diversos campos do saber.”
Serviço:
Lançamento da coleção “Humanistas e Cientistas do Brasil”
Data: 11/4/2016, segunda-feira
Horário: a partir das 18h30
Local: Sede da SBPC – Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294, 3º andar | São Paulo – SP
No lançamento, os livros serão vendidos com 50% de desconto sobre o preço de capa. 
Daniela Klebis – Jornal da Ciência