Tags:

Sessão de abertura da RR da SBPC terá conferência sobre buracos negros

A sessão de abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 5 e 8 de outubro em Palhoça (SC), na unidade Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), contará com a conferência "Buracos Negros: De Albert Einstein às ondas gravitacionais", ministrada por João Evangelista Steiner, da Universidade de São Paulo (USP), no auditório do Passeio Pedra Branca - Ed. Atrium, às 18h.

O evento será de 5 a 8 de outubro na unidade Pedra Branca da Unisul

A sessão de abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 5 e 8 de outubro em Palhoça (SC), na unidade Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), contará com a conferência “Buracos Negros: De Albert Einstein às ondas gravitacionais”, ministrada por João Evangelista Steiner, da Universidade de São Paulo (USP), no auditório do Passeio Pedra Branca – Ed. Atrium, às 18h.

Com o tema “Cidades e Sustentabilidade”, a reunião contará com oito conferências, nove mesas-redondas e 17 minicursos, voltados para estudantes de graduação e pós-graduação, professores e estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e demais interessados.

A programação científica da Reunião Regional da SBPC inclui assuntos como cidades inteligentes, avaliação na Capes e a imigração síria e libanesa e seus impactos no desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

Entre os destaques das mesas-redondas estão: “Acessibilidade nas cidades”, “Liberdade de Expressão”, “A Relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e o Desenvolvimento Profissional Docente” e “Inovação em Santa Catarina”.

Sessão de pôsteres

A sessão de pôsteres da Reunião Regional da SBPC, que ocorrerá nos dias 06 e 07 de outubro, terá 215 trabalhos apresentados nesta edição.

Esta sessão abre espaço para pesquisas já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Os resumos dos trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, em novembro de 2016.

SBPC Jovem

Paralelamente à programação científica, a Reunião Regional realiza a SBPC Jovem, que tem por objetivo promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência.

A programação contará com o Caminhão da Ciência (que irá promover a ciência apresentando soluções sustentáveis para problemas ambientais, por meio da apresentação de oficinas e protótipos com temática ambiental a serem envolvidos em veículo adaptado); Grupo Escoteiro Pedra Branca; Bibliosesc; Caminhão da Informática do Senac; Museu do Anatômico (que irá apresentar a anatomia humana com uma mostra de peças anatômicas); Oficinas de Arqueologia por um dia; e Artes Rupestre Brasileira, dentre outras.

Dia da Família na Ciência

Com a intenção de atrair as famílias e toda a comunidade para participar do evento e atrair para a Universidade, a Reunião Regional da SBPC será finalizada no sábado, 8 de outubro, com o “Dia da Família na Ciência”. As atividades, que ocorrerão no espaço da SBPC Jovem, têm por objetivo mostrar como a Ciência está presente no cotidiano das pessoas.

SBPC Educação

Nos dias 6 e 7 de outubro, a partir das 18h, será realizada a SBPC Educação, como parte da Reunião Regional. A programação, dividida nestes dois dias, traz palestras como “Mídias e Tecnologias: a Educação e os Direitos Humanos” e oficinas que abordam assuntos como energias renováveis, cyberbullying, a presença do negro na mídia, a produção de desigualdades, direitos humanos e o uso de tecnologias como ferramentas para ensino e energias renováveis.

Para estas oficinas, a inscrição é gratuita e exclusiva aos estudantes de Licenciatura e professores da rede pública de ensino.

Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/palhoca/home/

Vivian Costa/Jornal da Ciência