Tags:

Unisul será sede de Reunião Regional da SBPC

A Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC) formalizou o convite para a Unisul sediar a próxima Reunião Regional. Em visita ao Campus Grande Florianópolis, a presidente da entidade, Helena Nader, agendou o evento para outubro, ao longo da Semana de Integração Docente e Discente, promovida tradicionalmente pelo Campus.
A Unidade Pedra Branca, em Florianópolis (SC), sediará o evento em outubro. Em reunião com a Universidade, a presidente da SBPC, Helena Nader, destacou que, além de conferências e minicursos, a programação do evento contará com atividades de divulgação científica voltadas para crianças, jovens e seus familiares
A Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC) formalizou o convite para a Unisul sediar a próxima Reunião Regional. Em visita ao Campus Grande Florianópolis, a presidente da entidade, Helena Nader, agendou o evento para outubro, ao longo da Semana de Integração Docente e Discente, promovida tradicionalmente pelo Campus.
A presidente foi recebida por gestores e professores. Helena explica que as Reuniões Regionais contemplam sempre atividades para jovens e crianças. “O evento ocorrerá de quarta-feira até sábado. Pela manhã ocorrem as conferências e minicursos. As discussões em mesas redondas à tarde”, projeta. No sábado, as crianças e jovens devem retornar à Unisul com seus pais ou responsáveis.  “Chamamos de Dia da Família e além das atividades propostas pela instituição sede, realizaremos oficinas de Astronomia, do Instituto Oswaldo Cruz, do Instituto de Matemática da USP, entre outras”, acrescenta.
Para o vice-reitor da Unisul, professor Mauri Heerdt, é fundamental esse relacionamento da Unisul com a SBPC. “Estamos falando de uma instituição que congrega uma série de associações. Desde 1948 ela tem papel decisivo na história brasileira na dimensão do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, além de divulgar a ciência no Brasil”, avalia Heerdt.
Santa Catarina já recebeu outras edições da Reunião Regional da SBPC. “Há 50 anos ocorreu em Blumenau, há 20 e 10 anos em Florianópolis e agora na Unidade Pedra Branca”, comemora o professor Jorge Nagared, que acompanhou a visita.
Para o diretor do Campus Grande Florianópolis, professor Hércules de Araújo, a edição da Reunião Regional na Unisul é um grande coroamento da Semana de Integração. “Desde 2008 promovemos esse evento integrador e esperamos muito sucesso nesse casamento com a SBPC”, diz.
A gestão da professora Helena à frente da SBPC segue até julho de 2017. “Uma das ações que eu tenho muito orgulho é esse Dia da Família na Ciência. A outra foi a nossa presença marcante na discussão da política educacional e científica; trabalhei muito em Brasília e também nos Estados”, destaca. Ela também afirma que muito da história da SBPC estava sendo perdida nesses 68 anos de vida. “Porque conservar documentos, guardá-los de maneira apropriada, resgatar e ordenar custa. Estamos digitalizando tudo. Consegui uma emenda parlamentar que foi muito legal, porque até julho do ano que vem, eu vou entregar isso. Daí vira um centro que pode se auto sustentar, no seguinte sentido, quando você tem todos os documentos organizados, você abre eles para pesquisa. Então muitos projetos de pesquisa vão poder ser feitos em cima desse patrimônio”, pondera.