ExpoT&C é aberta com missão de sensibilizar sociedade e governo para a ciência produzida no País

“É um Brasil desconhecido para a maioria, mas que, graças ao esforço de muitos, vai ficar conhecido por todos”, declarou a presidente da SBPC, Helena Nader, durante a sessão de abertura da mostra de ciência, tecnologia e inovação que é parte da 69ª Reunião Anual da SBPC

A ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação realizada dentro das atividades da Reunião Anual da SBPC, tem neste ano um peso especial: em meio aos paulatinos cortes orçamentários que estão levando grandes instituições científicas brasileiras à penúria, apresentar, de maneira palpável, a grandiosidade da ciência produzida no País torna-se uma missão heroica. Essa foi a avaliação de autoridades científicas e do governo que descerraram, na manhã desta segunda-feira (17) a faixa que abre ao público a mais importante exposição de CT&I do País.

“O que temos aqui na ExpoT&C são muitos institutos de pesquisa, ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), todos financiados com dinheiro público. E eles estão mostrando para a sociedade civil o que estão fazendo na fronteira do conhecimento. Aqui cada centavo de real está justificado. Uma transparência que não precisa relatórios, é palpável”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader. Segundo ela, a ExpoT&C apresenta ao grande público o que de melhor acontece no País. “É um Brasil desconhecido para a maioria, mas que, graças ao esforço de muitos, vai ficar conhecido por todos”.

Dezenas de instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais trazem em seus estandes as novas tecnologias, produtos e serviços que eles desenvolvem. A exposição é parte da programação da 69ª Reunião Anual da SBPC, que acontece esta semana, até o próximo sábado (22), no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte.

As autoridades visitaram um a um todos os estandes da mostra, como o do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), a sala 3D da Finep, as exposições do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, da  Comissão Nacional de Energia Nuclear e do Museu de Astronomia e Ciências (MAST), que trouxe uma coleção de charges publicadas entre 1906 e 1918, que relacionam a astronomia à política.

Além da presidente da SBPC, a abertura da ExpoT&C contou com a presença do reitor da UFMG, Jaime Ramírez, do secretário-executivo do MCTIC, Elton Zacarias, e dos presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra.

Cintra também destacou que a exposição evidencia a vitalidade da ciência brasileira e traz um alerta ao governo sobre o potencial de crescimento e desenvolvimento que suas políticas vêm colocando em sério risco. “Infelizmente, o Brasil vive uma crise e eu acho que esse evento serve para as autoridades econômicas repensarem suas estratégias de ação. Serve para ver que a ciência, a tecnologia e a inovação são prioridades que precisam ser incrementadas e não reduzidas em função das dificuldades que enfrentamos”, ressaltou o presidente da Finep.

Da mesma forma, Mário Neto Borges comentou que a expectativa do CNPq, “que apoia a ExpoT&C há muito tempo”, é que um evento desse porte, com repercussão nacional e internacional, possa servir de alerta para despertar a sociedade, políticos e dirigentes do quanto a ciência é importante para o Brasil. “É muito importante que todos saibam que é por meio da educação, da ciência e da tecnologia que nós vamos colocar o Brasil nos trilhos e vamos conseguir, realmente, que o Brasil saia dessas dificuldades e avance para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse o presidente do CNPq.

A ExpoT&C tem acesso aberto e gratuito a todo o público e funciona todos os dias da semana, até sábado (22), das 9h às 18h.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência