FAP-DF suspende editais de pesquisa e comunidade científica cobra explicações

Sociedades e associações da área de ciência e pesquisa reclamam que dois editais foram interrompidos deixando propostas sem avaliação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) juntamente com a Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBIOTEC) e a Associação Nacional dos Pesquisadores da Embrapa (ANPE) criaram um abaixo-assinado para cobrar a volta de dois editais suspensos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A inciativa mobiliza membros da comunidade científica da capital federal para indagar o motivo da interrupção dos editais antes do prazo previsto e com sugestões de pesquisa ainda sem análise ou resposta.

“Questionamos urgentemente acerca da insuficiência de editais lançados no presente ano, e pior, pela suspensão de dois destes, a saber, os Editais 03/2021 (Demanda Induzida) e 04/2021 (Demanda Espontânea) para as últimas 2 rodadas”, diz a carta. Criadora do abaixo-assinado, Andrea Maranhão, professora do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), explica que a preocupação é, também, com o futuro das pesquisas no DF. “À nível federal estamos sofrendo cortes no incentivo à pesquisa e à ciência. Aqui, no DF, nossa última esperança é o FAP-DF”, diz.

“Este ano tivemos poucos editais e dois suspensos antes do prazo previsto. O que solicitamos é que esses editais não sejam suspensos e que eles cumpram os prazos e analisem todas as propostas enviadas. É só para cumprir algo que já tinha sido determinado”, completa a professora.

Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense