Fapeal lança livro sobre legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas

Intitulado “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania: O Legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas”, o livro marca as sete décadas da entidade, uma das mais representativas associações científicas de toda a América Latina
Publicação foi lançada na 71ªRA
Publicação foi lançada na 71ªRA

Para relembrar a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em Maceió, em 2018, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) lança nesta segunda-feira, 22 de julho, o livro “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania: O Legado da 70ª Reunião Anual da SBPC em Alagoas” durante a 71ª Reunião Anual. A obra traz fotos, reportagens, números que marcaram a edição, a história do evento e muitos outros assuntos que permearam a reunião passada.

“No ano de 2018, realizamos a edição da SBPC de número 70. Foi uma satisfação realizar pela primeira vez em Alagoas, não uma reunião qualquer, mas a reunião que comemorou sete décadas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, afirmou Fábio Guedes Gomes, idealizador do livro e diretor-presidente da Fapeal. O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, também esteve presente no lançamento.

Guedes explica que a ideia da obra foi inspirada no livro sobre 67ª Reunião realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015. “Produzimos o nosso com o objetivo de deixar marcadas as comemorações dos 70 anos da SBPC, que aconteceram na Ufal, em 2018. Foi uma reunião marcante, com uma presença expressiva da sociedade e cooperação institucional de ampla magnitude”, aponta.

Para o jornalista Rodrigo Cavalcante, que assina o livro, além de testemunhar o impacto e o legado da 70ª Reunião da SBPC em Alagoas, o livro é importante para mostrar a relação e a força que a entidade tem em Alagoas desde os anos 1950.

Vivian Costa – Jornal da Ciência