Conferência reúne líderes para discutir educação

A conferência anual Going Global, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, organizada pelo British Council, que aconteceu em Miami (EUA), contou com importantes líderes de educação no Brasil, incluindo mais de mil delegados vindos de 70 países diferentes, sendo 45 participantes brasileiros. Do Brasil, estiveram presentes na conferência Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento teve como tema principal de discussão a internacionalização dos centros de pesquisa e a importância da colaboração entre as diferentes instituições de fomento à ciência no sentido de remover as barreiras que impedem o avanço científico.
Representantes de 70 países debateram sobre a colaboração em educação, ciência e inovação
 
A conferência anual Going Global, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, organizada pelo British Council, que aconteceu em Miami (EUA), contou com importantes líderes de educação no Brasil, incluindo mais de mil delegados vindos de 70 países diferentes, sendo 45 participantes brasileiros. 
 
Do Brasil, estiveram presentes na conferência Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e  Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento teve como tema principal de discussão a internacionalização dos centros de pesquisa e a importância da colaboração entre as diferentes instituições de fomento à ciência no sentido de remover as barreiras que impedem o avanço científico.
 
Durante sua palestra “A estratégia de inovação brasileira: em direção ao crescimento e ao desenvolvimento econômico”, a presidente da SBPC disse que o País precisa investir em pesquisas de desenvolvimento. “O Brasil precisa investir em técnicas e pesquisas em laboratórios que trarão oportunidades de inovação, tais como as que foram desenvovidas para o cultivo de soja, a industria aeronáutica e a prospecção do petróleo em águas profundas. Mas é preciso concentrar também (o investimento) em pesquisa, que pode ser importante em 20, 30 anos, a pesquisa feita apenas para nos fazer mais sábios”, disse.
 
Parceria
Durante o encontro, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e a diretora global de educação e Sociedade do British Council, Jo Beall, firmaram acordo para o desenvolvimento do programa Researcher Links, que tem como objetivo a realização de workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas do Reino Unido e do Brasil, enfatizando o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa.
 
(Ascom SBPC)