Governo estuda fusão de Capes e CNPq e entidades reagem

Questão foi mencionada durante reunião do conselho superior de um dos órgãos; Em nota, MEC diz que cumprirá ordens do presidente da República Paula Ferreira

O governo discute fundir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ), ligada ao Ministério da Educação ( MEC ), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ), vinculado ao  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ( MCTIC ). O GLOBO apurou que na última reunião do conselho superior da Capes , no dia 1º de outubro, o presidente da autarquia, Anderson Correira, confirmou que a possibilidade estava em discussão. Os órgãos são os principais responsáveis pelo fomento à pesquisa científica no país.

A medida gerou reação na área, um grupo de 13 entidades encaminhou uma carta aos ministros da Educação;Casa Civil; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Economia; e Secretaria de Governo; e aos presidentes da Câmara e do Senado manifestando posição contrária à fusão.

— Na última reunião do Conselho tivemos a certeza de que isso (a fusão) é real, não é mais dúvida, porque o presidente da Capes que sempre esteve do lado da ciência de repente achou que isso era válido —  afirmou Helena Nader, presidente emérita da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Veja o texto na íntegra: O Globo