Hoje! ABC e SBPC realizam webinário em homenagem ao professor Ronald Cintra Shellard

Evento virtual será realizado nesta terça-feira (1), às 16h. Inscrições são gratuitas e estão abertas. Participe!

WhatsApp Image 2022-01-26 at 18.37.45

O webinário da ABC, organizado em conjunto com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será realizado nessa terça-feira (1), às 16h, com transmissão online (www.abc.org.br/transmissao) e será dedicado à memória do Acadêmico Ronald Cintra Shellard, falecido no dia 7/12/2021, aos 73 anos. Ele era diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Os vários aspectos da atuação de Shellard como pessoa, como cientista e como lutador em prol da ciência brasileira serão apresentados por colegas e amigos na ocasião.

Abertura: 

Luiz Davidovich (presidente da ABC) e Renato Janine Ribeiro (presidente da SBPC)

Moderadoras:

Debora Foguel (UFRJ) e Ana Tereza Vasconcelos (LNCC)

Programação:

Luiz Davidovich:  “Ronald Shellard, o Acadêmico”
Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Presidente da Academia Brasileira de Ciências e secretário geral da TWAS eleito para o período 2019-2023.

Carlos Escobar: “Ronald Shellard, o físico”
Professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou no Observatório Pierre Auger, na Argentina, e no Laboratório Nacional Fermi (Fermilab), nos EUA. É membro titular da ABC.

Marcio Portes de Albuquerque: “Ronald Shellard, o gestor”
Vice-diretor e coordenador de Ações Institucionais do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Coordena o Setor de Engenharia de Operações da Rede-Rio de Computadores (Faperj) e o Projeto Redecomep-Rio (RNP e Faperj). 

Ildeu de Castro Moreira: “Ronald Shellard, o divulgador”
Professor do Instituto de Física da UFRJ.  Atua no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na UFRJ e no mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz/UFRJ/MAST/JBRJ. Dirigiu o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia. Presidente de Honra da SBPC.

Ulisses Barres de Almeida: “Ronald Shellard, o mentor”
Pesquisador associado do CBPF e membro afiliado da ABC. É vice-spokesperson do Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO), e membro do Conselho do Cherenkov Telescope Array (CTA), ambos grandes experimentos internacionais de astropartículas dos quais Shellard também fazia parte.

Eduardo Barreto: “Ronald Shellard, o amigo”
Sócio gestor da São José Fincorp. Conheceu Shellard no Colégio Santo Américo, em São Paulo, aos seis anos de idade.

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.

Serviço
Evento: Webinários da ABC – Ed. 50 | Homenagem ao Prof. Ronald Cintra Shellard
Data: terça-feira, 01/02/2022
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento-online/webinarios-da-abc-ed-50-homenagem-ao-prof-ronald-cintra-shellard/1464879
Local: www.abc.org.br/transmissao

 

Divulgação