Inscreva-se gratuitamente na 76ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento é aberto a todos e será realizado de 7 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Inscrição gratuita dá direito a um certificado online de participação geral na reunião. Confira o regulamento!

Cartaz-76raA 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições gratuitas abertas até 12 de julho para os interessados em participar do evento sem receber material (programação impressa, crachá, ecobag e folders). Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento será realizado de 07 a 13 de julho de 2024, no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Quem fizer a inscrição gratuita e efetuar o credenciamento na Secretaria da SBPC, que será instalada na UFPA durante a semana do evento, receberá um certificado online de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades).

A Reunião Anual contará com conferências, mesas-redondas, painéis, minicursos presenciais e virtuais, sessão de pôsteres, atividades culturais, exposições, mostras interativas e outras programações destinadas a estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e público em geral.

Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e responsável pela coordenação do evento, destaca que a 76ª Reunião Anual será uma oportunidade singular de ecoar vozes e articular encontros entre instituições e pesquisadores geograficamente distantes do País. “Um problema recorrente nas instituições, especialmente da região Amazônica, é que as pessoas dizem que sua ciência não é escutada, e a SBPC será um canal, não só para ecoar, mas para também promover esse diálogo com o resto do Brasil. Porque, afinal de contas, a biodiversidade é diferente, temos seis biomas espalhados em nosso território, mas os problemas talvez não sejam tão diferentes. Assim como não são tão diferentes os problemas da educação e da valorização da ciência”, diz.

Segundo ela, a expectativa é que a SBPC dê continuidade aos diálogos amazônicos, dando mais visibilidade aos pesquisadores e acadêmicos da região em um cenário de pré-realização da COP30, que Belém sediará em 2025. “A gente espera que a SBPC antecipe os grandes debates da COP30, porque as soluções para a Amazônia brasileira têm que ser encontradas no Brasil, com a ciência que se faz aqui, porque quem mais conhece a Amazônia são os cientistas locais”, afirma.

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Dentre as conferências, mesas-redondas e painéis, serão realizadas as atividades das programações da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação.

Considerado o maior evento científico da América Latina, as Reuniões Anuais da SBPC são abertas a todos, com atrações para todas as idades e interesses. Programe-se e participe!

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

 

Jornal da Ciência