Lattes segue fora do ar pelo 6º dia e SBPC manifesta preocupação pelo ‘estrangulamento financeiro’ do CNPq

Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico afirma que não houve perda de dados e que sistemas serão restabelecidos; segundo ele, problema não tem relação com orçamento

O sistema Lattes já está fora do ar pelo sexto dia seguido, enquanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tenta reestabelecer os serviços. A plataforma reúne o currículo dos cientistas brasileiros de todas as áreas de pesquisa e serve como pré-requisito para a inscrição em diversos programas de bolsa, mestrados e doutorados no Brasil e no exterior. Para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o problema está ligado a “uma ostensiva ação de estrangulamento financeiro” do CNPq.

A queda foi identificada ainda na noite de sexta-feira, segundo o presidente do Conselho, Evaldo Vilela. Desde sábado, o CNPq tem divulgado notas e informes sobre o restabelecimento das plataformas. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira, Vilela revelou que o diagnóstico apontou um “problema em um dispositivo do equipamento”, a “falha de uma peça que pode ser substituída”. Ainda de acordo com ele, “o backup das informações está garantido”.

— Sabemos que essa é a grande preocupação e foi nossa prioridade: ter certeza da garantia para poder informar o mais rápido possível toda a comunidade. O restabelecimento da plataforma Lattes tem sido prioridade absoluta para nós — disse Vilela, em vídeo divulgado em um perfil do CNPq nas redes sociais.

O presidente do Conselho também fez questão de afirmar que os pagamentos de bolsas não serão afetados. Além disso, os prazos de submissão de propostas, prestação de contas e vigências das bolsas “estão suspensos e serão prorrogados”, segundo ele. A troca da peça danificada deve acontecer “o quanto antes”. De acordo com Vilela, o “problema na questão da TI não está relacionado ao orçamento”.

Veja o texto na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.