Lula na ONU: “discurso antológico contra desigualdade, neoliberalismo e guerras”

Com participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, Jornal da Fórum repercute participação do presidente brasileiro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas nessa terça-feira, 19 de setembro

No Jornal da Fórum dessa terça-feira, convidados discutiram o discurso de Lula na ONU. O presidente enfatizou a luta contra a fome, desemprego, guerra e desigualdade.

Participaram do programa o deputado federal Carlos Zaratinni (PT-SP), o advogado Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Renato Janine Ribeiro.

“Foi um belo discurso. Lula colocou tudo em perspectiva, evitou gafes, defendeu o (Julian) Assange, um movimento defendido pela SBPC”, comentou Janine Ribeiro. Segundo ele, na imprensa, de forma geral, a repercussão foi positiva.

O presidente da SBPC também falou sobre o cenário da política científica nacional. “Com nosso parque científico e nosso PIB, podemos e devemos ser líderes, protagonistas em algumas áreas, como a biodiversidade. O Brasil precisa saber onde pode ser líder por um tempo. Em outras áreas, temos que atuar, participar, promover trabalhos em parceria com outros países”, disse.

Ele alerta que a recuperação da ciência, após os anos de desmonte, ainda caminha a passos lentos, especialmente no que diz respeito aos recursos financeiros que viabilizam essa retomada. “É preciso que as declarações do presidente virem realidade”, afirmou.

Assista ao programa: Revista Fórum