Mais de 160 candidatos de todas as regiões já se comprometeram com as propostas para CT&I

As propostas estão reunidas no portal da SBPC.  O objetivo é que as pessoas possam conhecer os posicionamentos dos candidatos em que votarão, tanto à Presidência da República quanto ao Legislativo, com relação a políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação e cobrem, dos que forem eleitos, esses compromissos

observatorio-eleicoesMais de 160 candidatos ao Legislativo, de todas as regiões do País (21 estados e DF), além de candidatos à presidência da República, manifestaram seus compromissos com as propostas de políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação apresentadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais mais o Distrito Federal lideram com candidatos comprometidos com a ciência. As propostas, levantadas pela comunidade científica de todo o País, estão disponíveis no “Observatório das Eleições 2018”, criado pela SBPC com o objetivo de divulgar os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com essas áreas.

O portal traz a sessão “Compromisso dos Candidatos”, dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Esses candidatos são convidados a manifestar seu compromisso com as proposições gerais da SBPC pelo endereço eleicoes2018@sbpcnet.org.br. Ao concordar com as propostas que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. No site do Observatório das Eleições 2018, um mapa indica os estados cujos candidatos já responderam à SBPC, e, ao clicar nas unidades federativas, é possível conferir a lista com os nomes e números deles, organizados em ordem alfabética, sem menção a partidos.

Já aos s candidatos à Presidência da República, o Observatório divulga as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

O site também tem uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral. A SBPC esclarece que os cinco primeiros candidatos presidenciáveis com maior intenção de votos nas pesquisas foram convidados para o debate e todos os 13 candidatos receberam um documento com as propostas da comunidade científica e a solicitação de enviarem seus posicionamentos sobre os pontos fundamentais de CT&I e educação, que serão amplamente divulgados, não apenas no Observatório, mas em todos os meios de comunicação da entidade.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica, a SBPC analisa o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

Jornal da Ciência