Mais de 20 candidatos comprometidos com as propostas para CT&I e educação da SBPC foram eleitos

O presidente da SBPC ressalta a importância do Brasil ter parlamentares mais sensíveis e antenados com CT&I e educação, áreas tão essenciais para o País 

Vinte e quatro dos 161 candidatos ao Legislativo, que se comprometeram com as propostas de políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação apresentadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram eleitos. Do total, 18 deles são deputados federais, dois deputados estaduais, um deputado distrital e três senadores (veja a lista abaixo).

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ressaltou a importância de o Brasil ter parlamentares mais sensíveis e antenados com CT&I e educação, áreas tão essenciais para o País. “Vamos enviar uma carta para todos parabenizando pela eleição e dizendo que vamos acompanhar o andamento das grandes questões de CT&I e educação no Congresso Nacional e que contamos com uma atuação firme deles”. Moreira disse ainda que eles podem contar sempre com a entidade e com a comunidade científica para debater políticas e temas nessas áreas.

As propostas, levantadas pela comunidade científica de todo o País, estão disponíveis no “Observatório das Eleições 2018”, criado pela SBPC com o objetivo de divulgar os compromissos  dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com essas áreas.

O Observatório das Eleições 2018 é o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, e dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com os candidatos ao Executivo e Legislativo e com toda a comunidade científica nacional.

Ao longo do primeiro semestre, a SBPC realizou uma série de debates entre cientistas e acadêmicos sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. Dessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

Veja a lista dos candidatos eleitos comprometidos com a ciência (por ordem alfabética de estado):

Senado

DF: Izalci – 456

PE: Humberto Costa – 130

SP: Mara Gabrilli – 457

 

Deputado Federal

Alagoas

Paulão – 1313

Bahia

Alice Portugal – 6522

Lídice da Mata – 4040

Ceará

André Figueiredo – 1234

Pernambuco

João Campos – 4040

Renildo Calheiros – 6513

Rio Grande do Norte

Natália Bonavides – 1311

Rio de Janeiro

Alessandro Molon (RJ) – 4040

Chico D’Angelo (RJ) – 1210

Glauber Braga (RJ) – 5080

Jandira Feghali (RJ) – 6565

Marcelo Freixo (RJ) – 5050

São Paulo

General Peternelli – 1717

Ivan Valente  – 5050

Luiza Erundina – 5021

Orlando Silva – 6565

Sâmia Bomfim – 5000

Tabata Amaral – 1200


Deputado Estadual e Distrital

DF: Fábio Felix – 50123

RJ: Dani Monteiro – 50050

SC: Luciane Carminatti – 13601

 

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

 

 

Jornal da Ciência