“Mais do que verba para a ciência, temos que devolver alma para o Brasil”, diz Renato Janine Ribeiro

Em entrevista ao portal Terra, o presidente da SBPC e ex-ministro da Educação faz uma análise política sobre a retomada de investimentos à ciência frente a anos de cortes

Para recompor os últimos anos de cortes na pesquisa, assim como superar narrativas negacionistas, o ex-ministro da Educação e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, acredita que além de devolver a verba à ciência, é preciso que o Brasil retome sua alma.

Em entrevista exclusiva ao Terra, o político, acadêmico e doutor em Filosofia – entre outras atribuições – tece análises sobre os erros e acertos dos últimos dez anos com relação ao fomento à ciência, comenta sobre uma retomada de diálogo entre a comunidade científica e o governo brasileiro, bem como reflete sobre próximos passos.

Com um olhar de que sem ciência não há futuro, Renato Janine Ribeiro avalia que, agora, é preciso dar foco às áreas que deem mais resultados positivos, que aumentem a renda da população e que proporcione vidas mais dignas.

“A prioridade tem que ser isso. [Pensar] de que maneira nós podemos fazer não só a economia se recuperar, mas dar um salto para frente. Isso passa muito pela preservação do meio ambiente, mas passa, antes de mais nada, pelo respeito ao ser humano”, pontua.

Veja a entrevista na íntegra: Terra