Mais verbas, pesquisa no campo e internet: o que Lula promete para a ciência

No material entregue pela campanha ao TSE, a equipe do presidente eleito considera que ciência e tecnologia "têm um caráter estratégico e central para o Brasil se transformar em um país efetivamente desenvolvido e soberano, no caminho da sociedade do conhecimento"

O plano de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê a retomada de investimentos em ciência e tecnologia, mas estabelece apenas quatro propostas vagas. Apesar de não detalhar o que pensa para o setor, entidades ouvidas por Tilt acreditam que o histórico do petista na gestão da ciência dá “credibilidade” para as promessas. No material entregue pela campanha ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a equipe de Lula considera que ciência e tecnologia “têm um caráter estratégico e central para o Brasil se transformar em um país efetivamente desenvolvido e soberano, no caminho da sociedade do conhecimento”.

O setor foi um dos que mais sofreu cortes e congelamento de recursos ao longo do governo Bolsonaro. Este ano, a redução foi da ordem de R$ 1,7 bilhão, e seu orçamento aprovado para 2023 prevê uma queda de mais 21%. Confira a seguir como o novo presidente planeja reverter a situação. Investimentos públicos na ciência O plano de governo afirma que Lula irá “recompor o sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico”, mas não explica a origem dos recursos ou a taxa de aumento no orçamento.

Leia na íntegra: Tilt – UOL