Maranhão apresenta avanços na área de ciência e tecnologia durante SBPC

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) será aberta neste domingo (16) no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e se estenderá até o sábado (22). Somente pelo pavilhão da ExpoT&C, onde a Fapema estará presente com um stand, devem passar mais de seis mil visitantes dia

Os avanços do Maranhão na área da Ciência, Tecnologia e Inovação serão apresentados pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento, Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, durante a reunião anual da SBPC que será aberta neste domingo (16), em Belo Horizonte. Entre os projetos do Governo em destaque durante o evento está o “Luminar da Ciência” para alunos de escolas públicas do interior do Maranhão que foi selecionado entre os dez melhores projetos educacionais do Brasil na edição 2016 do programa SBPC Vai à Escola.

Na ocasião, também serão apresentados os investimentos do governo para o fomentado à pesquisa no Estado e projetos como o “Cidadão do Mundo” e “Cidadania Digita” – Maranet, entre outros que têm se destacado como política importante na área. A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) será aberta neste domingo (16) no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e se estenderá até o sábado (22). Somente pelo pavilhão da ExpoT&C, onde a Fapema estará presente com um stand, devem passar mais de seis mil visitantes dia.

A reunião é o maior encontro da comunidade cientifica do Brasil, onde se discutem temas fundamentais para fazer avançar as políticas e as pesquisas desenvolvidas pelos cientistas. A Secti participará este ano com o lançamento de livros, palestras e divulgação dos programas e ações que o Governo do Maranhão tem desenvolvido desde 2015. “É uma grande honra para o Maranhão, para o Governo Flávio Dino, participar do evento que é uma vitrine para a divulgação de programas e ações, senão a vitrine mais importante no que diz respeito à comunidade cientifica brasileira”, observou Jhonatan Almada, que irá lançar durante o evento o livro de sua autoria “Planejamento e Desenvolvimento do Maranhão”.

A publicação apresenta os obstáculos e os planos para o desenvolvimento do Estado.  Na ocasião, o secretário também ministrará palestra durante o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que acontece durante a reunião. Este ano o Salão terá como tema o “Impacto da ciência na sociedade” e visa a promoção da divulgação científica, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Leia na íntegra: Governo do Maranhão