Marcha pela Ciência 2022 ocorre nesta sexta-feira (8)

Pesquisadores se manifestarão por melhores condições de trabalho, reajuste em bolsas e menos cortes em programas de apoio à pesquisa

O dia oito de julho é marcado pela celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, bem como o aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É também nessa data em que ocorre a Marcha pela Ciência, na qual pesquisadores vão às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, constantemente ameaçadas por cortes e congelamentos que contribuem para o sucateamento da área.

 Neste ano, a Marcha pela Ciência ocorrerá às 16h no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) na Avenida Paulista, em São Paulo. Um pouco antes, às 13h, haverá uma aula pública online com a presença do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e da coordenadora geral do Grupo de Pesquisa SOU_Ciência, Soraya Smaili.

O evento foi organizado pelas seguintes entidades: ACIESP, APQC, ANPG, Cientistas Engajados, Engenharia Pela Democracia, Sou Ciência, SBPC, Umes-Sp e Via saber.

Cortes na ciência

Em maio deste ano, o governo federal oficializou um bloqueio de R$ 2,5 bilhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e de R$ 1,6 bilhão do Ministério da Educação. De acordo com levantamento da SBPC, a medida resultará em uma perda de 44,76% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), um dos programas mais importantes de apoio à pesquisa no Brasil.

Veja o texto na íntegra: Revista Galileu