Marinha do Brasil celebra Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação

Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, esteve presente na cerimônia de comemoração realizada no dia 26 de abril no Clube Naval de Brasília

A cerimônia em comemoração ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha do Brasil” foi realizada no dia 26 de abril no Clube Naval de Brasília. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) esteve representada pela sua vice-presidente, Fernanda Sobral.

O evento contou ainda com a participação do ministro substituto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luís Manuel Rebelo Fernandes; o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Magnus Osório Galvão, entre outros.  A Academia Brasileira de Ciências (ABC) esteve representada por Sonia Bao.

A cerimônia foi marcada pela entrega do Prêmio “Soberania pela Ciência” e pelo lançamento da 34ª edição da Revista Pesquisa Naval (RPN), periódico anual que apresenta à comunidade científica uma coletânea de estudos em áreas de interesse da Marinha do Brasil. Nesta edição, o prêmio foi concedido ao capitão de corveta (engenheiro naval) Jésus Anício de Oliveira Neto, da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, pelo trabalho intitulado “Método seguro para transferência rápida de barras em usinas nucleares”.

O Dia da CT&I na Marinha é comemorado em 22 de abril, em celebração ao nascimento do seu patrono, almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, reconhecido cientista brasileiro, um dos responsáveis pela implementação do Programa Nuclear Brasileiro, idealizador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em dois mandatos. Respeitado no meio acadêmico, o almirante Álvaro Alberto sempre defendeu que “o desenvolvimento científico e tecnológico estava intimamente ligado com a prosperidade do país.”

Jornal da Ciência