Meninas brasileiras avançam e superam desempenho de meninos em ciências

Pela 1ª vez elas ficaram à frente em prova; política pública e incentivo familiar são essenciais, dizem cientistas. “Mudar essa cultura pode levar tempo, mas não dá para esperar”, diz a socióloga Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC

O português ainda é dominado pelas meninas, e a matemática, pelos meninos. Em ciências, porém, elas tomaram um fôlego maior, e o jogo empatou.

Na mais recente edição do Pisa, prova trienal que avalia estudantes de 15 anos, as participantes brasileiras ficaram numericamente à frente dos colegas em ciências pela primeira vez desde 2006, quando a área começou a ser avaliada.

Naquele ano, elas marcaram 386 pontos no exame, nove a menos que os meninos (395). Desde então, ficaram sempre atrás — até a prova de 2018, divulgada no fim do ano passado, mostrar que elas passaram à frente, com 404 contra 403.

A diferença de um ponto configura uma situação de igualdade, ao menos por enquanto.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.