Ministro Marcos Pontes vê risco de fusão de CNPq e Capes

Em reunião com entidades de funcionários, ministro da Ciência menciona também ideias no governo de o BNDES incorporar a Finep

Há uma movimentação no governo para fundir o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconheceu ontem o ministro Marcos Pontes, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em reunião ontem, segunda-feira (19), com cerca de 15 representantes de sindicatos e associações que integram o Fórum de C&T.

“Volta e meia eu ouço essa questão: ‘Olha, a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao MCTIC] vai ser engolida pelo BNDES’. Seria um desastre completo”, disse Pontes. Após um dos representantes mencionar rumores de fusão da Capes e do CNPq, o ministro afirmou: “Isso é uma das questões que volta e meia um fantasma que sai do túmulo e começa a rondar. Porque o pessoal não entende a finalidade da Finep e a finalidade do CNPq como entes isolados extremamente importantes para o sistema quando surgem essas ideias brilhantes [ironizando] de levar para lá”.

O CNPq é vinculado ao MCTIC. Já a Capes é ligada ao Ministério da Educação, cujo titular, Abraham Weintraub, tem protagonizado diversas polêmicas, especialmente com as universidades.

Veja o texto na íntegra: Direto da Ciência