Mostra As Ciências e a pandemia de Covid-19 está com inscrições abertas

A ação é promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), motiva a participação de produtores de vídeos que nessa pandemia divulgaram ações de combate ao novo Coronavírus. Os interessados têm até sexta-feira, 23, para fazer as inscrições para a Mostra As Ciências e a Pandemia de Covid-19, no link https://fapt.to.gov.br/editais/editais-externos/.

A ação é promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência após testemunhos de esforços da comunidade científica, instituições e organizações da sociedade civil para informar o grande público sobre o que é, como surgiu, como prevenir, quais os tratamentos disponíveis e as recomendações das organizações internacionais de saúde sobre o novo Coronavírus. Além disso, abordará pesquisas em desenvolvimento e seus eventuais resultados, possíveis fármacos e vacinas, a disseminação da doença no país e os desafios à sociedade durante e pós-pandemia.

Grande parte desses trabalhos foi feito em formato de vídeo, sendo compartilhados nos mais diversos canais pelas redes sociais e por grupos de pesquisa e instituições diversas, constituindo-se em um conjunto significativo de iniciativas de divulgação científica. O objetivo da mostra é chamar a atenção para a importância de tais iniciativas, colaborar com a divulgação delas e destacar seus realizadores.

Os interessados podem participar enviando até dois vídeos para cada uma das categorias – Drops (de até 1 minuto), curta-metragem (de até 10 minutos) e média-metragem (de 10 a 20 minutos). Inscrição até sexta-feira, 23, ou até o número de inscritos atingir o limite total de 300 vídeos.

Os vídeos inscritos passarão por uma curadoria inicial, indicada pela SBPC, e os selecionados serão publicados em uma playlist no Canal da SBPC no YouTube (youtube.com/canalsbpc), para votação do público e do júri selecionado pela SBPC, em novembro. Os nove vídeos mais votados pelo público e os três selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Já os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2020.

Para o presidente da Fapt, Márcio Silveira, “iniciativas como essas buscam esclarecer dúvidas e informações equivocadas, ou fake news, além de apresentar os procedimentos científicos nas ações de enfrentamento do novo Coronavírus. Podem participar, instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o país está convidado a participar”, explica.

Portal Stylo