“Mudanças climáticas podem inviabilizar soja e gado no Brasil”

Em entrevista ao jornal Deutsche Welle Brasil, o cientista brasileiro Paulo Artaxo, membro do IPCC e vice-presidente da SBPC, comenta novo relatório do painel da ONU. Documento prevê alta de até 5,5°C e redução de 30% das chuvas em áreas exploradas pelo agronegócio no Brasil

A primeira parte do novo relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC),  divulgada nesta segunda-feira (09), afasta quaisquer dúvidas sobre a causa do aquecimento do planeta. O modo de vida da humanidade, movido à base da queima de combustíveis fósseis, emite gases de efeito estufa que estão levando a um rápido aquecimento do planeta. Até a próxima década, a temperatura média global deve subir 1,5°C, estima o IPCC.

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro do IPCC e vice-presidente da SBPC, alerta para os impactos desse cenário no Brasil. Na região central do país, a temperatura pode subir até 5,5°C, e as chuvas podem cair 30% até o fim do século.

“Esse cenário vai fazer com que áreas onde hoje são produzidas soja e carne possam não ter mais condições de produzir competitivamente daqui a 10, 20, 30 anos”, analisa em entrevista à DW Brasil.

Veja o texto na íntegra: DW Brasil

O DW Brasil não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra.