Mulheres brasileiras extraordinárias brilham na ONU

Brasileiras conquistam metade dos prêmios da Rise and Raise Others, promovido pela ONU, que reconhece o trabalho de pesquisadoras proeminentes em diferentes áreas por suas atuações e empoderamento feminino que auxiliam e estimulam cidadãs de todo o planeta

Quatro brasileiras foram destaque na Organização das Nações Unidas (ONU) durante a premiação anual Rise and Raise Others (Uma Sobe e Puxa Outras, em tradução livre), concedida a mulheres fora de série que se dedicam a empoderar outras, garantindo nada menos metade dos prêmios. A escolha foi pautada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pelas ONU.

As laureadas do Brasil foram Carmela Brost, na categoria Educação de Qualidade, Marienne Coutinho (Igualdade de Gênero), Carolina Videira (Redução de Desigualdade) e Regina Markus (Saúde e Bem-Estar).

A escolha dos nomes foi feita por um júri formado por mulheres de vários países, de carreira consolidada, e por votação popular, que elegeram as mais notáveis de países como Alemanha, Bahrein, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Indonésia, Islândia, Myanmar, Nepal, Nigéria, Polônia e Reino Unido. Pelo critério de indicação, foram selecionadas mulheres que, incansavelmente, compartilham ações em prol de suas iguais.

Ao todo, foram quatro indicadas em oito categorias. Nesta edição, além das categorias que contemplaram as brasileiras, foram escolhidas as modalidades “Paz, justiça e instituições eficazes”, “Erradicação da pobreza”, “Ação contra a mudança global do clima” e “Indústria, inovação e infraestrutura”.

Os nomes das vencedoras foram revelados em 26 de outubro, durante a conferência Makers 2022, em Dana Point, na Califórnia. O evento é considerado um dos mais importantes acerca do empoderamento feminino da atualidade.

 Veja o texto na íntegra: Correio Braziliense