Nota da SBPC-DF repercute entre os deputados distritais

A deputada Arlete Sampaio (PT) leu trechos do documento na sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (27), chamando a atenção para o problema

Uma nota emitida pela Regional DF da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-DF) demonstrando preocupação com a falta de execução [emprego efetivo pelo governo] dos recursos destinados ao Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) repercutiu entre os deputados distritais. A deputada Arlete Sampaio (PT) leu trechos do documento na sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (27), chamando a atenção para o problema.

“Esta Casa aprovou norma determinando que a devolução de recursos originalmente destinados à FAPDF e não utilizados ao longo do ano somente pode ocorrer ao final do exercício. Desse modo, o GDF vem protelando o lançamento de editais, importantes instrumentos para financiar pesquisas científicas e tecnológicas, com o objetivo de que as verbas retornem ao tesouro”, avaliou a parlamentar, criticando a prática e somando-se ao protesto da entidade.

A distrital recebeu apoio de sua colega Luzia de Paula (PSB) que se declarou ao lado da FAPDF e em defesa do que foi exposto na nota da SPBC-DF. Na mesma linha, pronunciou-se a deputada Júlia Lucy (Novo). Para ela, a Fundo de Apoio à Pesquisa tem condições de fomentar muitos trabalhos especialmente no setor de tecnologia da informação, importantes para o Distrito Federal. A parlamentar sugeriu ainda que o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF seja convidado à Câmara Legislativa para tratar da questão.

Câmara Legislativa Distrito Federal