‘Nunca vivemos momento tão ruim em nossa história’, diz Janine Ribeiro

Ao fim da reunião, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, conversou com a coluna e fez um balanço não só do evento, mas da situação atual

Depois de dois anos de encontros apenas virtuais devido à pandemia, a ciência brasileira voltou a se reunir na semana passada para a 74ª reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), na UnB (Universidade de Brasília).

O evento juntou cientistas de todas as áreas em debates que foram de covid-19 a urnas eletrônicas. Também estiveram presentes dois dos três presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto, convidados para falar sobre propostas para a ciência: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT). Jair Bolsonaro (PL) alegou “compromissos preestabelecidos” para não comparecer.

Ao fim da reunião, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, conversou com a coluna e fez um balanço não só do evento, mas da situação atual.

“Nunca tivemos um momento tão ruim na nossa história desde o período colonial. Ele é preocupante porque temos um país muito mais complexo do que há algumas décadas e que está devastado por ódio, ignorância e perseguição às coisas boas”, diz.

Ribeiro é professor de filosofia da USP (Universidade de São Paulo), cientista político e escritor. Chegou a ser ministro da Educação entre abril e outubro de 2015, durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Veja  o texto na íntegra: UOL