O calendário, de 18 meses, está disponível para download gratuito no site da SBPC

O calendário, de 18 meses, está disponível para download gratuito no site da SBPC

JulhoAs “Independências do Brasil” são o destaque de julho de 2022 no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

O calendário traz a informações de que a Inconfidência Mineira, em 1789, a Conjuração Baiana, em 1798, a Revolução de Pernambuco de 1817 e a expulsão dos exércitos portugueses em 1821, também em Pernambuco, foram algumas das tentativas de libertação do jugo português que antecederam a Declaração de Independência do Brasil em 1822. A Bahia comemora, no dia 2 de julho, a sua independência conquistada a ferro e fogo em 1823, após dois anos de lutas. Os combates ocorreram em localidades do Recôncavo Baiano e em Salvador, onde estavam sediadas as tropas portuguesas. Três mulheres se destacaram nesses embates: Sóror Joana Angélica de Jesus, que foi assassinada por soldados portugueses em fevereiro de 1822, Maria Quitéria de Jesus, que se disfarçou de homem para se alistar no exército, e Maria Felipa de Oliveira, que enfrentou os portugueses em Itaparica. Outros confrontos sangrentos ocorreram no território brasileiro, após o 7 de setembro de 1822, para a consolidação da Independência: no Piauí, Maranhão e Pará.

Nesta edição do calendário, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a SBPC homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência