O legado da 70ª SBPC em Alagoas e seu princípio

Artigo de Fábio Guedes no site Cada Minuto

01Entre os dias 22 e 28 de julho Alagoas entrou no radar nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC realizada na Universidade Federal0601 de Alagoas comemorou os seus 70 anos de existência.

Nessas sete décadas, a SBPC construiu um legado em defesa do desenvolvimento da ciência brasileira, do aprofundamento da democracia e sempre levantou a bandeira da justiça social e dos direitos humanos. Nessa longa trajetória, a SBPC se tornou a maior congregação de sociedades científicas da América Latina, com 142 filiadas e 8 mil associados, sendo uma das mais importantes do mundo.

Realizar a 70ª Anual da SBPC pela primeira vez em Alagoas foi motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no estado. Foram poucos os momentos da história alagoana recente que se aconteceu uma ampla mobilização de instituições, governos, entidades, academias e pessoas dispostas a contribuir para um propósito.