O modernismo paulista não é a totalidade

Artigo publicado na nova edição da revista Ciência & Cultura mostra que os modernistas paulistas não inventaram o moderno no Brasil

WhatsApp Image 2022-06-23 at 13.31.20Inovação radical na linguagem e na estrutura do romance, ataque ao machismo e ao preconceito social, crítica radical às instituições, perspectiva cosmopolita, erotismo popular em forma de grande repercussão, adesão ao mundo moderno da cidade grande, reivindicação do valor da cultura popular, gente do povo contando a história por si mesma. Tudo isso antes de 1922. O modernismo brasileiro vai além de 1922 — e de São Paulo. Isso é o que mostra o artigo especial da segunda edição da revista Ciência & Cultura: A semana de Arte Moderna e o Século Modernista — Extensões.

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um ícone para o movimento modernismo no país. Foram três dias que mudaram o rumo das artes — e até mesmo da sociedade — brasileira. Mas a Semana foi largamente subsidiada pela aristocracia cafeeira, que nesta altura era a força econômica dominante na economia brasileira. “Em menos e mais claras palavras, o Modernismo paulista, que se apresenta, nos enunciados e nos elogios que costuma receber, como um rompimento, uma revolução, a fundação de um mundo novo, foi concebido entre as elites superiores de São Paulo”, explica Luis Augusto Fischer, crítico literário e professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em artigo para a revista.

Desta forma, a festa paulista acabou deixando de fora muitas manifestações e artistas importantes do resto do país. Para Fischer, o debate estabelecido atualmente no país tem proporcionado momentos de revisão importantes, colocando em primeiro plano as discussões sobre raça e gênero. “É uma boa hora para rever o valor do trabalho de brasileiros afrodescendentes, assim como de mulheres, em sua luta para encontrar jeitos, modernos ou não, de expressar as coisas, antes e/ou fora da Semana paulista, que, malgrado suas intenções de reinventar o Brasil, reuniu quase exclusivamente brancos de elite”, destaca.

Leia o artigo completo em:

https://revistacienciaecultura.org.br/?p=2338

Ciência & Cultura