Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC e entidades parceiras divulgam nota sobre Inep

“Manifestamos publicamente nosso intransigente posicionamento em defesa de uma educação de caráter democrático e inclusivo, como representada exemplarmente pelo Enem, que vem garantindo às/aos estudantes de todo o território nacional acesso às mais diversas universidades brasileiras através de um processo seletivo competente, justo e equânime”, afirmam no documento

Veja a nota abaixo:

NOTA DO OBSERVATÓRIO PESQUISA, CIÊNCIA E LIBERDADE/SBPC SOBRE O INEP

O Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade (SBPC) e instituições parceiras manifestam extrema preocupação diante da situação em que se encontra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Como amplamente divulgado pela imprensa, assistimos, neste mês de novembro, ao pedido coletivo de exoneração por parte de diversos servidores do INEP, os quais aduzem a fragilidade técnica e administrativa da atual gestão e alegam ter sofrido situações que podem ser configuradas como prática de assédio moral e institucional, especialmente na forma de pressão ideológica.

O pronunciamento do Presidente da República no dia 15 de novembro último, afirmando que as questões do Enem “começam agora a ter a cara do governo” pode agravar a situação. O debate sobre a suposta censura às questões propostas no exame vem ganhando destaque e motiva receio quanto à existência de interferências de caráter não-técnico e de marcado fundo ideológico.

Frente de tal cenário, manifestamos publicamente nosso intransigente posicionamento em defesa de uma educação de caráter democrático e inclusivo, como representada exemplarmente pelo Enem, que vem garantindo às/aos estudantes de todo o território nacional acesso às mais diversas universidades brasileiras através de um processo seletivo competente, justo e equânime. Prestamos nossa solidariedade aos funcionários do INEP frente a quaisquer atos de assédio institucional e defendemos a transparência, a integridade, a confiabilidade e da ética como princípios fundamentais. O caso deve ser, portanto, rigorosamente apurado, coibindo-se quaisquer atos ou intervenções que venham a ferir a independência da autarquia e a excelência do exame.

São Paulo, 19 de novembro de 2021.

Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade /SBPC

Associação dos Servidores do IPEA e Sindicato Nacional dos Servidores do IPEA (AFIPEA)

Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT)

Ciências Sociais Articuladas (ANPOCS, ABA, SBS, ABCP)

 

Veja a nota em PDF.

Jornal da Ciência