“Os principais fatores para desenvolver a economia são educação e ciência”

Em entrevista ao Seu Jornal, da rede TVT, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, fala sobre a preocupante situação das universidades brasileiras

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou nessa segunda-feira, 26, ao Seu Jornal, da TVT, sobre a importância da educação e a preocupação com a falta de recursos nas universidades federais, que correm o risco de fechar as portas.

“Nós temos uma economia que fica concentrada em privatização. Em desregulamentação. Taxa de juros. E esquece que qualquer estudioso de economia internacional sabe que os principais fatores para desenvolver a economia são educação e ciência. E é isso que o Brasil está deixando de lado.”

A reportagem informa que a Universidade Federal do ABC (UFABC) é uma das instituições que corre o risco de pausar as atividades após sofrer um corte de 18% em seu orçamento em relação ao ano passado. Com a sanção da LOA de 2021, teve 14% de seus recursos bloqueados. Segundo Salomão Ximenes, presidente da Associação de Docentes da UFABC, a instituição, com muita mobilização, conseguiu desbloquear 7%. “Mas, mesmo que a gente consiga os outros 7%, o valor continua sendo insuficiente”, explica.

Veja a reportagem na íntegra: Seu Jornal/Rede TVT

Jornal da Ciência