Paulo Vanzolini é o destaque do calendário de abril

A publicação “Ciência, povos originários e defensores da floresta” está disponível para download gratuito

calendário de abril24Paulo Vanzolini é o destaque de abril de 2024 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Em 28 de abril de 2024 é celebrado o centenário de nascimento do pesquisador, zoólogo e compositor Paulo Emílio Vanzolini. Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, foi na Zoologia que Vanzolini construiu sua carreira. Além de importante pesquisador e professor e um dos idealizadores da Fapesp, foi diretor do Museu de Zoologia da USP por 30 anos, tendo colaborado para que o seu acervo se tornasse um dos mais significativos do mundo.

Nas numerosas excursões científicas que realizou por todo o Brasil, foi responsável por identificar e catalogar uma diversidade de animais, especialmente no campo da herpetologia. Destaca-se a Expedição Permanente à Amazônia, realizada entre 1967 e 1981 por Vanzolini e outros pesquisadores, e suas contribuições fundamentais ao reconhecimento daquele território. Em parceria com a SBPC, trabalhou pelo aprimoramento da lei de expedições científicas brasileira.

Nas muitas viagens que realizou, além da identificação de fauna e flora, Vanzolini recolheu uma diversidade de canções de domínio popular, sempre comprometido a difundi-las, reconhecendo sua origem e a indeterminação de autoria. Também compôs diversos sambas, entre eles “Ronda”, considerado um símbolo da cidade de São Paulo. Essa multiplicidade de facetas, que vão do cientista ao sambista boêmio, passando pelo folclorista e historiador natural, é marcante de uma obra relevante em muitos domínios da ciência e uma contribuição fundamental para a floresta e cultura brasileira.

Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a publicação tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência