Podcast trata dos 20 anos da lei que levou história e cultura africanas para as escolas

No novo episódio de “O Som da Ciência”, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da UFSCar e relatora do parecer que regulamentou a Lei 10.639/03 analisa avanços e retrocessos do racismo nestas duas décadas

WhatsApp Image 2022-12-16 at 08.59.23A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da educação básica é uma vitória do povo negro em sua luta de seis séculos no Brasil. Essa é a visão de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a primeira mulher negra a compor o Conselho Nacional de Educação (CNE),

Foi ela que, em 2004, relatou o Parecer 003/04 do CNE que regulamentou a lei 10.639/03 implementando a obrigatoriedade de conteúdos de história e cultura africanas no ensino básico e que no próximo dia 9 de janeiro vai completar 20 anos.

Em uma entrevista ao Jornal da Ciência especial que será publicada nos próximos dias, Gonçalves e Silva analisa a relevância da Lei para a redução do racismo e das desigualdades. O podcast “O Som da Ciência” antecipa alguns trechos da entrevista.

“O Som da Ciência” é um podcast semanal que trata de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e assuntos relacionados.  É produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição e pode ser ouvido nas principais plataformas – AnchorSpotifyRadio PublicStitcherTuneInAmazon Music e Apple.

Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

Janes Rocha – Jornal da Ciência