Pra que Ciência? Campanha conscientiza sobre importância das pesquisas no Brasil

A campanha foi lançada pela SBPC e já reúne mais de 110 vídeos sobre como a ciência feita aqui no Brasil é importante para o desenvolvimento do país, e a importância do apoio de agências públicas para que esses trabalhos sejam mantidos

Em tempos de crise e cortes de orçamentos na área da Ciência, a comunidade científica tem buscado conscientizar a população sobre a importância das pesquisas realizadas no Brasil. Por isso, uma campanha chamada Ciência, pra que ciência? convoca professores, estudantes e pesquisadores de todo o país para gravar depoimentos sobre suas pesquisas e publicá-los no YouTube.

A campanha foi lançada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e já reúne mais de 110 vídeos sobre como a ciência feita aqui no Brasil é importante para o desenvolvimento do país, e a importância do apoio de agências públicas para que esses trabalhos sejam mantidos. O objetivo é “chamar a atenção para o impacto que as pesquisas têm no desenvolvimento econômico e social do Brasil e como os cortes severos impostos pelo governo às duas principais agências de fomento podem desmantelar todo um sistema nacional de ciência e tecnologia com prejuízos para toda a população”, diz a SBPC.

Em seus depoimentos, os participantes que recebem financiamento público para suas pesquisas falam sobre a importância de seus trabalhos para o bem estar de toda a população. Com isso, a comunidade científica espera encontrar apoio popular para pressionar o governo a reverter o quadro de desmonte da ciência em nosso país.

No fim de agosto, o governo enviou aos parlamentares o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, com a proposta de reduzir 87% da verba do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para fomento à pesquisa no próximo ano. “A redução de recursos acontece há quatro, cinco anos e, agora, para o ano que vem, há uma redução ainda mais drástica. A queda tem sido absolutamente dramática”, disse Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.

Assim, a campanha Ciência, pra que ciência? é uma proposta para que pesquisadores se juntem a outras dezenas de mobilizações da comunidade científica por todo o país para reverter o quadro. Espera-se que, em cada depoimento, a população conheça melhor quem são os pesquisadores brasileiros, a importância de seus trabalhos, e por que o investimento de agências públicas é fundamental para que as pesquisas resultem em benefício para todos.

Segundo o Jornal da Ciência, mantido pela SBPC, as pesquisas podem trazer um retorno à sociedade “na forma de melhores políticas públicas, melhores práticas nos serviços prestados à população, melhores medicamentos, vacinas e terapias, melhores alimentos, escolas, estradas, cidades, etc., enfim, em oportunidades para uma sociedade mais desenvolvida, justa e próspera”.

Para conferir os vídeos da campanha, você deve acessar a playlist “Ciência, pra que Ciência?” no canal TV SBPC. Se você é um pesquisador e quer colaborar, envie seu vídeo através da página oficial do projeto.

CanalTech