Prêmio Carolina Bori: mais mulheres na ciência

Segundo reportagem, premiação é um incentivo para maior participação e reconhecimento da participação das mulheres nas ciências

novo-tempo

A cada 3 pesquisadores científicos do mundo, uma é mulher. Essa participação poderia ser maior, por isso, existem iniciativas para o envolvimento da ciência como o Prêmio Carolina Bori, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que reconheceu o trabalho de três cientistas brasileiras que se destacaram nas áreas saúde, engenharia e humanidades, destaca reportagem da Revista Bom Tempo.

As vencedoras da 5ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” foram a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, na área de Humanidades; a biomédica Regina Pekelmann Markus, na área de Biológicas e Saúde; e a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

A celebração comemorou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e também o Centenário de Nascimento da cientista Carolina Bori, primeira mulher presidente da SBPC. “A Carolina não só foi importante na área que atuou, ela introduziu o ensino da psicologia no Brasil. Ela lutou por um espaço, um lugar de voz de políticas afirmativas para inspirar e introduzir a mulher na carreira científica. A Carolina é um grande exemplo para todas nós”, ressaltou Francilene Procópio Garcia, vice-presidente da SBPC.

Veja a matéria completa a partir dos 7 minutos e 57 segundos: Revista Novo Tempo

Jornal da Ciência