Prêmio José Reis e políticas culturais no Brasil são os destaques desta terça-feira na 72ª Reunião Anual da SBPC

A programação científica do dia contará com quatro atividades. Às 19h30, o grupo de dança da UFRN realiza a apresentação artística “(Des)Caminhos”, dentro da SBPC Cultural

ASSISTA ÀS ATIVIDADES:

A conferência do ganhador do Prêmio José Reis e o painel sobre a situação atual das políticas culturais no Brasil são os destaques das quatro atividades da programação científica desta terça-feira, 06 de outubro, 72ª Reunião Anual da SBPC.  Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

O dia começa com a conferência “A pesquisa básica ajuda a controlar doenças emergentes?”, proferida pelo o pesquisador da Fiocruz Samuel Goldenberg, das 9h às 10h. Promovida pela Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), a atividade será apresentada pela diretora da SBPC, Lucile Maria Floeter-Winter.

WhatsApp Image 2020-08-27 at 13.14.34 (1)Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “A situação atual das políticas culturais no Brasil”, que será coordenado pelo ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira. A atividade contará com a participação do cineasta Sílvio Tendler, professora associada no curso de Estética e Teoria do Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Alê Youssef, ex-Secretário de Cultura de São Paulo, e Luisa Cela (Secretária Executiva de Cultura no Ceará).

À tarde, das 15h às 16h, é a vez da Sociedade Brasileira de Física (SBF) oferecer a conferência “Os novos mundos do cosmo e o Nobel de Física de 2019″, que será proferida por José Renan de Medeiros, professor titular livre da UFRN.

O dia será encerrado, às 18h, com a conferência “Em que o jornalismo científico poderia melhorar?” que será proferida por Carlos Henrique Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa Fapesp e ganhador do 40° edição do prêmio Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além desta semana de outubro, o evento acontece em novembro (3 a 7) e em dezembro (30/11 a 5/12). 

Arte e cultura para todos

De segunda a sábado, a SBPC realiza a SBPC Cultural, atividade composta de manifestações artísticas e culturais. Com apresentações musicais, dança e teatro, as atrações da SBPC Cultural acontecem diariamente às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).

Amanhã, 6 de outubro, é a vez do grupo de dança da UFRN realizar a apresentação artística “(Des)Caminhos-fragmento”. O espetáculo é inspirado na obra “O Turista aprendiz”, de Mário de Andrade, considerando aspectos das viagens e personagens da obra e revelando ambiguidades que permeiam a ideia de uma identidade nacional brasileira, desde a rapsódia Macunaíma – “o herói sem nenhum caráter”, mas de múltiplos caracteres.

Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.

SBPC Cultural – Assista às atividades:

 

Jornal da Ciência