Programa Giro Econômico aborda a importância da educação no desenvolvimento do País

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, explica que o teto de gastos é um dos motivos pelos cortes sofridos em educação e CT&I

O programa Giro Econômico, da TV Cultura, dessa quarta-feira (8), abordou com a importância da educação no desenvolvimento do País e das pessoas. Segundo a apresentadora, Maria Manso, o  Brasil tem hoje mais de 47 milhões de estudantes matriculados, sendo 9 milhões em colégios particulares, e que por isso, os investimentos dos governos – municipal, estadual e federal- são fundamentais para melhorar a educação das próximas gerações são essenciais, embora a área tenha sofrido cortes no orçamento.

“O Brasil está em 53º no ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de  uma lista de 65 países, e mesmo com esse resultado, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações foram às pastas que tiveram maiores cortes previstos para 2022”, informa o programa.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, lamenta os cortes e ressalta que um dos motivos é o teto de gastos. “Com o teto de gastos passamos a ter um problema muito sério já que mesmo tendo a possibilidade de dinheiro nos cofres da União, não se pode gastar”.

Veja o programa completo Giro Econômico/TV Cultura

Jornal da Ciência