Programação de dezembro da “SBPC Jovem e Família” traz atrações para todas as idades

Totalmente gratuitas e virtuais, as atividades do quarto e último ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC ficarão disponíveis durante todo o mês de dezembro. Acesse o site do evento e divirta-se!

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As atividades do quarto e último ciclo da “SBPC Jovem e Família” da 72ª Reunião Anual já estão disponíveis no site do evento e no canal da SBPC no YouTube (@SBPCnet). A programação conta com expressões artísticas, mostras de vídeos e concursos a visitas virtuais a museus e laboratórios, mini-oficinas e muitos experimentos científicos para fazer em casa. Todo o conteúdo é gratuito e aberto a todos, sem necessidade de inscrição, e ficará disponível por todo o mês de dezembro. É só acessar e se divertir!

A SBPC Jovem e Família é destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência. Aberta a todos e gratuita, a programação tem por objetivo de estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos. Segundo os organizadores, a ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas. Entre as atividades programadas para este ciclo, estão o resultado do Concurso “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”, atividades da Tenda da Estatística, visitas virtuais ao Museu da Amazônia e do Eclipse de Sobral, “Carlos Chagas Filho” e “Refazendo a viagem de Spix e Martius”, experimentos de física, entre outros.

Conheça as atrações e aproveite!

CONCURSOS

  • Resultado do Concurso “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”

Venha conhecer o vídeo ganhador do Concurso “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”. Disponível em nossas redes sociais. Confira em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVNBdwVrahe9Z8RxulEN9cg

  • Conheça os vídeos vencedores da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”!

Um júri selecionado pela SBPC elegeu três vídeos – um curta, um média metragem e um vídeo de até um minuto, além de dedicar uma menção honrosa a uma produção, pela originalidade e criatividade. E o público votou nos seus 9 favoritos. A mostra contou com a participação de 58 vídeos, de instituições de todas as regiões do País.

Assista aos vídeos vencedores aqui.

 

ÁUDIOS

  • Podcast “Jogos em sala de aula, História Pública e o ensino de História Antiga”

O podcast “Jogos em sala de aula, História Pública e o Ensino de História Antiga” trata de uma das atividades do projeto de extensão “História Pública: as mídias digitais e o Ensino de História Antiga”, desenvolvido atualmente pela equipe do MAAT – Grupo de estudo de História Antiga da UFRN, coordenado pela Profa. Dra. Marcia Severina Vasques. O objetivo do projeto é ter um espaço de diálogo com a comunidade externa à universidade sobre a História Antiga em geral com foco especial no ensino de História e no diálogo com professores e estudantes do Ensino Básico. O projeto visa promover o diálogo e a divulgação científica por meio do site do grupo no endereço eletrônico: https://maatufrnhome.blog/ e também por meio de suas páginas no twitter, Facebook e instagram. A produção de podcasts do grupo foi uma atividade mais recente que se iniciou no período da pandemia e tem sido o foco do projeto atualmente. Ouça aqui.

  • Repositório de áudios da SBPC Jovem e Família

O repositório de áudios da SBPC Jovem e Família reúne materiais produzidos e compartilhados voluntariamente por pesquisadores, professores, instituições de ensino e iniciativas de divulgação científica de todo o País, contemplando diversos perfis de público, desde a infância. Os programas abrangem temas variados, como saúde, energia nuclear, fauna brasileira, entre outros. O projeto tem como objetivo a circulação desses conteúdos, sobretudo em rádios comunitárias. Os materiais compartilhados nesse repositório são de uso livre. Recomendamos a inserção da assinatura da SBPC Jovem e Família, também disponível para download neste repositório, ao final de cada áudio. Veja aqui as rádios.

MINI-OFICINAS VIRTUAIS

  • A Tenda da Estatística “Medida do Palmo da Mão Direita (Parte 2)”

Segunda parte da análise dos mais de 200 dados coletados online do palmo da mão direita. As medidas de sua mão e de seus convidados serão analisadas através de um novo gráfico, o boxplot (ou diagrama de caixas) que é uma das sugestões da BNCC para a escola média.

Acesse aqui.

Acesse também: Parte 1 – Medida do Palmo da Mão

  • Oficina “Apresentação do kit didático BIOTrECo (PARTE 2)”

Série de vídeos para educadores descrevendo os componentes do kit didático BIOTrECo. Os vídeos 1 a 4 podem ser conferidos na programação de Novembro.
Todos os materiais descritos durante os vídeos podem ser acessados no link: https://drive.google.com/drive/folders/19eJ-7N9gkP4C8tJGjFVH0gCKes0kK1Ok?usp=sharing.
Contato: biotreco@gmail.com
Público alvo: Educadores do ensino básico

Vídeo 5

JOGO: MÃO NA RODA

Neste vídeo apresentamos o jogo “Mão na Roda”, que explora de maneira lúdica a síntese de proteínas.

O vídeo mostra como o jogo “Mão na Roda ” pode ser usado em sala de aula, no qual os educandos poderão a decifrar o código genético e traduzir a sequência de aminoácidos que compõe uma proteína de maneira interativa e divertida. O jogo trabalha com conceitos de nucleotídeos, RNA mensageiro, RNA transportador, aminoácidos e ribossomos.

Acesso aqui.

Vídeo 6

MÉTODO CIENTÍFICO

Neste vídeo, abordamos o material didático sobre “Método Científico”, com uma sugestão de como o educador pode desenvolvê-lo em sala de aula.

Acesso aqui.

Vídeo 7

Como fazer proteínas (que brilham!)

O vídeo mostra como o educador pode desenvolver em sala de aula o experimento presente no Kit BIOTrECo, o qual visa demonstrar em um sistema livre de célula a produção de uma proteína fluorescente, permitindo ao espectador visualizar o resultado do experimento. Os conceitos abordados nos vídeos anteriores representam a base para compreender o experimento.

Acesso aqui.

Vídeo 8

Como o BIOTrECo surgiu e onde encontrar esses materiais?

O vídeo mostra a inspiração de docentes, técnicos e alunos da Universidade de São Paulo em levar o trabalho realizado nos laboratórios científicos para a sala de aula de alunos de ensino fundamental e médio. Assim, por meio de materiais didáticos e experimentação, são trabalhados conceitos sobre biologia celular e molecular, aproximando a Universidade e a Comunidade.

Acesso aqui.

  • Oficina “Programa GLOBE (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente)”

“O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês Global Learning and Observations to Benefit the Environment), tem como missão promover o ensino e a aprendizagem de ciência e matemática, aumentar a consciência de estudantes em todo o mundo sobre o meio ambiente global, correlacionar o uso das tecnologias espaciais para o estudo do meio ambiente e contribuir para novas descobertas científicas acerca do planeta Terra.

1° Capacitação online GLOBE – Mosquito, Precipitação e Temperatura do Ar
1° dia 16/09/2020: https://youtu.be/EitRVyL9sWY
2° dia 17/09/2020: https://youtu.be/2L7SlPGqgI0
3° dia 18/09/2020: https://youtu.be/kQAOn98q9Ls

2° Capacitação online GLOBE – Protocolo de Nuvens, Ciências Atmosféricas e o Programa GLOBE.
1° dia 18/11/2020: https://youtu.be/AqYV7KD9he4
2° dia 19/11/2020: https://youtu.be/HJxzISRKDHI
3° dia 20/11/2020: https://www.youtube.com/watch?v=eVh8nZNRQdQ

VÍDEOS

  • A Tenda da Estatística

CORRELAÇÃO VS CAUSALIDADE

Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, o que é CORRELAÇÃO entre duas variáveis e como podemos buscar evidências de que existe uma relação de causa e efeito entre elas, ou seja, que uma variável parece influenciar a outra. Assista aqui.

O QUE É UMA AMOSTRA VICIADA?”

Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, o que é uma Amostra Viciada, ou Viesada, ou seja, uma amostra que não consegue representar a população de forma satisfatória e, consequentemente, com grandes chances de levar o pesquisador a conclusões erradas. Assista aqui.

Veja aqui.

 

  • Apresentação de projeto “EDUSAÚDE- Produção de materiais para ações de educação em saúde na atenção primária”

O EduSaúde é uma produção do projeto de extensão “Produção de materiais para ações de Educação em Saúde na Atenção Primária à Saúde”, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. O objetivo é confeccionar produtos para ações de educação popular em saúde e disponibilizá-los para os serviços públicos de saúde. Trabalhamos em etapas cujo objetivo é criar um material em conformidade ao público-alvo e seu contexto e ao objetivo pretendido com o material. Tais fases perpassam o processo de planejamento, finalizando com a avaliação dos materiais. O que produzimos é postado no Instagram @edusaudeufrn para divulgação e avaliação pelos seguidores do IG. Colocamos em nossa BIO um link para acesso aos questionários. Com base nessas avaliações, adequamos nossos produtos e então, partiremos para outra fase de nosso projeto: a distribuição e aplicação do material produzido nas ações de Educação Popular em Saúde nos serviços públicos de natal/RN. Assista aqui.

EXPERIMENTOS VIRTUAIS

  • Experimento Virtual “Como fazer proteínas (que brilham!)”

O vídeo conta com uma explicação dos processos que envolvem a síntese de proteínas nas células. A demonstração será feita em um sistema livre de célula com a produção de uma proteína verde fluorescente, permitindo ao espectador visualizar o resultado do experimento. Público alvo: Ensino fundamental 2 (a partir de 11 anos) e ensino médio. Assista aqui.

  • Experimentos de Física “LADIF em Casa”

O museu interativo da Física da UFRJ convida a todos a realizar diversos experimentos divertidos e interessantes que podemos fazer em casa. Fez um dos experimentos? Mande o vídeo pra gente! Dúvidas? Fale com a gente!

Acesse a playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpnLVHg5g2Bu_Ah4KVfsUCUDljnfrojPi

Veja os vídeos:

Porque temos estações no ano?

Sustentada pelo vento?

Vamos repetir em casa?

Vamos fazer a vela subir com a pequena helena?

Visite o canal e descubra vários fenômenos da física em experimentos instigantes. Dúvidas? http://www.youtube.com/c/LadifUFRJ

 

VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS E LABORATÓRIOS

  • Exposição Virtual “Carlos Chagas Filho”

Sabe do que é feito um grande cientista? Experimentos ousados, disciplina, dedicação, atitude e grande preocupação com a humanidade. Assim foi Carlos Chagas Filho, que à luz das recentes descobertas da biologia, inaugurou novas tradições na pesquisa biomédica em modernos padrões científicos. Sua trajetória é tão marcante e decisiva que, por ela, acabamos tendo uma visão geral do desenvolvimento científico do país ao longo do século XX.

Acesse: https://www.eravirtual.org/carlos-chagas-filho/.

  • Exposição Virtual “Refazendo a viagem de Spix e Martius”

Série com 3 vídeos do Projeto 200 anos da viagem de Spix e Martius pelo Brasil. Assista aqui.

  • Museu de Ciências da Vida – Exposição Moradores da Floresta

O tour virtual no MCV vai mostrar a exposição MORADORES DA FLORESTA, constituída de espécimes animais silvestres vítimas de atropelamento na BR-101 que corta a Reserva Biológica de Soretama (Mata Atlântica), no Norte do Espírito Santo. Todos os espécimes desta coleção foram plastinados no Laboratório de Plastinação da UFES, e se destina ao trabalho de educação científica e ambiental, promovidas pelo MCV. Assista aqui.

  • Visita Virtual “Museu da Amazônia”

I – Exposições

  1. Os vídeos pertencem ao acervo da Exposição “Peixe e Gente e as Armadilhas de Pesca do Alto Rio Negro”, foram filmados em 2012 em uma aldeia Tuyuka no rio Tiquié, nas proximidades da fronteira com a Colômbia. Estes vídeos orientaram e informaram a exposição montada pelo Musa em Manaus em 2013 e que ainda hoje é muito visitada (o Musa recebeu 70 000 visitantes em 2019).

Saiba mais sobre a exposição aqui..

  1. Contam as histórias do engenho e do imaginário de um povo que conhece os segredos dos rios e da floresta e nela vive há mais de mil anos. Retratam a fabricação, a arte do trançado, e o uso das armadilhas de pesca, registram habilidades, histórias e mitos sempre presentes na pratica da pesca e na preparação e consumo dos alimentos.

Assista:

Plano de manejo de peixes – parte 1 | Plano de manejo de peixes – parte 2

  1. Cacuri, Jequi, Matapi e Matapi do Sol são os nomes das armadilhas de pesca, grandes e pequenas, os vídeos nos convidam a fabrica-las, juntos com os índios, engenheiros e pesacdores, nas águas tranquilas com o Cacuri ou nas turbulentas com o Matapi e o Jequi. Outros revelam os segredos da pesca do Peixe espada, e a sabedoria do plano de manejo.

Assista:

Cacuri portátil | Jequi | Matapi | Matapi-do-sol

II – O que é o Musa I?
É um museu vivo de história natural. Suas coleções e ‘tesouros’ são os próprios personagens, vivos, que encontramos ao percorrer silenciosamente as trilhas na floresta. Elas nos levam a um mundo encantado onde imaginamos conversar com as formigas, as plantas, os fungos, borboletas, sapos e mosquitos. Perguntamos e eles respondem: sim queremos viver juntos, humanos e não humanos. (Um vídeo foi preparado pelos monitores que acompanham os visitantes no percurso das trilhas e visitas à exposições, borboletario, torre, fungario serpentário).

Acesse aqui.

III – O que é o Musa II?
O Musa é também um museu de arqueologia, que estuda, reúne e expõe, instrumentos e urnas cerâmicas das culturas da Amazônia central. No novo laboratório de paleontologia é nossa intenção estudar e divulgar a história muito antiga da fauna e da flora da floresta amazônica (que se estima ter, em seu formato atual, entre 5 e 6 milhões de anos). Com a colaboração de paleontólogos de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro e de Rio Branco, estamos montando uma exposição em que apresentamos cópias dos esqueletos de uma preguiça gigante de 10.000 anos (Eremotherium), um jacaré gigante (Purossauro) de 5 milhões de anos e um Amazonsauro de 100 milhões de anos. Apresentaremos também fragmentos de uma cabeça fóssil de um Purossauro, de 5 a 10 milhões de anos, coletado por uma equipe de paleontólogos da Universidade do Acre e do Musa.

Acesse aqui.

  • Visita Virtual “Museu do Eclipse de Sobral”

Ciência ao Vivo faz um passeio pelo Museu do Eclipse do Município de Sobral, CE com o professor Emerson Ferreira. O Museu é uma homenagem às observações realizadas em Sobral durante o Elipse Solar ocorrido em 1919 e que comprovaram a Relatividade Geral de Albert Einstein.

Assista aqui.

  • Visita Virtual “Planetário do Rio de Janeiro”

Mostramos alguns dos espaços do Planetário nessa sequência de vídeos. Pretendemos que essa visita virtual nos permita levar um pouco do Planetário ao público de outras cidades, e também do Rio de Janeiro, nesse momento em que atravessamos uma pandemia. No Museu do Universo temos uma série de experimentos interativos abordando os conteúdos de astronomia que fazem parte do currículo escolar brasileiro. A Nave Escola é um ambiente que reproduz uma nave espacial, onde escutamos a voz do comandante nos conduzindo a uma viagem da Terra ao Universo em grande escala, apresentando a Estação Espacial Internacional, a Lua, os planetas, as estrelas… Na Nave, também podemos verificar como nosso peso varia de um planeta para outro do Sistema Solar. A Praça dos Telescópios é onde fazemos as observações do céu ao telescópio e onde temos o celostato, que permite a observação do Sol no espaço que chamamos de Sala do Sol. A cúpula Galileu tem nosso planetário digital e a cúpula Carl Sagan, a maior do hemisfério Sul, mostra um céu quase idêntico ao céu real. Venha conhecer um pouco do Planetário nesse passeio virtual e deixe-nos te acompanhar no incrível caminho da ciência dos astros.

Acesse: http://planeta.rio/visita-virtual/

Assista aqui.

 

Acesse aqui toda a programação.

 

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