Publicada a edição 755 do Jornal da Ciência

A aprovação do projeto de lei 4.411/12, do deputado Romário, que prevê a eliminação da burocracia na importação de mercadorias destinada à pesquisa científica e tecnológica é o destaque desta edição. Com a nova lei, o CNPq criará um cadastro nacional de pesquisadores que terão liberação imediata das mercadorias a eles destinadas. Para a relatora do projeto, deputada Mara Gabrilli, a aprovação é mais um passo positivo na luta pelo avanço da ciência, tecnologia e inovação. A íntegra da Carta da SBPC assinada em conjunto com a ABC e enviada aos senadores da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça faz parte dessa edição.
A aprovação do projeto de lei 4.411/12, do deputado Romário, que prevê a eliminação da burocracia na importação de mercadorias destinada à pesquisa científica e tecnológica é o destaque desta edição. Com a nova lei, o CNPq criará um cadastro nacional de pesquisadores que terão liberação imediata das mercadorias a eles destinadas. Para a relatora do projeto, deputada Mara Gabrilli, a aprovação é mais um passo positivo na luta pelo avanço da ciência, tecnologia e inovação.
 
A íntegra da Carta da SBPC assinada em conjunto com a ABC e enviada aos senadores da Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça faz parte dessa edição. Outro destaque é a reportagem sobre o lançamento da Plataforma Sucupira, uma nova ferramenta que vai coletar, analisar e dar mais transparência às avaliações do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Outra reportagem mostra a polêmica sobre a proposta de federalização da educação básica de autoria do senador Cristovam Buarque. A opinião dos especialistas está dividida: uns acham a ideia inovadora, outros a classificam como inviável.
 
A cobertura do Fórum da Consecti, realizado em Cuiabá; uma entrevista com o físico canadense Gordon McBean sobre mudanças climáticas; aconselhamento genético e os entraves a pesquisa clínica no Brasil são alguns dos outros assuntos abordados na edição 755 do Jornal da Ciência que pode ser acessada em http://www.jornaldaciencia.org.br/impresso/JC755.pdf